Reportagens da Antena1, Expresso e TSF venceram 20ª edição do Prémio AMI – Jornalismo contra a Indiferença

Um dia de cada vez”, de Bárbara Baldaia (TSF), “Escravos do rio”, de Raquel Moleiro (revista Expresso) e “Jamaica também é Portugal”, de Rita Colaço (Antena 1) são os trabalhos vencedores da 20ª edição do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença.

O júri, constituído por Joana Gorjão Henriques, Sofia Pinto Coelho (vencedores da edição anterior), Pedro Pulido Valente (Amigo da AMI) e Fernando Nobre, Presidente da AMI, decidiu distinguir também mais dois trabalhos com uma menção honrosa: “Inimputáveis” (TVI) e “Coração no centro de Portugal” (Visão).

Para o júri, o trabalho “Um dia de cada vez” destacou-se pela sensibilidade tocante com que aborda o tema dos cuidados paliativos na infância, um tema tantas vezes negligenciado pelo Serviço Nacional de Saúde.

A denúncia de uma exploração desumana de força de trabalho imigrante, que se repete um pouco por todo o país, foi o principal motivo para o júri premiar o trabalho assinado por Raquel Moleiro, “Escravos do rio”.

Já a peça “Jamaica também é Portugal” deve o prémio, nas palavras do júri, por salientar a indiferença com que os poderes públicos têm lidado com o direito básico à habitação das populações abandonadas.

Os jornalistas distinguidos com o 1º prémio dividirão os €15.000 do galardão e um troféu alusivo a este evento, estendendo-se esta última distinção aos autores dos trabalhos galardoados com menções honrosas: Ana Leal (TVI) e um coletivo de jornalistas da Visão.

A entrega deste prémio, copatrocinado pelo Novo Banco, decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, tendo a cerimónia sido presidida pelo CEO do Novo Banco, António Ramalho e pelo Presidente da Fundação AMI, Fernando Nobre.