13ª Edição do “Linka-te aos Outros”: projetos vencedores já são conhecidos

Os projetos vencedores da 13ª edição do “Linka-te aos Outros” já foram apurados pelo júri, que de acordo com critérios de implementação, progresso e impacto, aprovou 5 projetos, financiando um total de 7.870 euros.

As candidaturas selecionadas evidenciam-se pela promoção de atividades de voluntariado nas áreas de sustentabilidade ambiental, voluntariado e inclusão social: 

- “Geocenas - Voluntários para a sustentabilidade” é um projeto promovido pela Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro. Tem como objetivo criar uma peça de teatro para crianças, para promover princípios de economia circular e práticas de sustentabilidade ambiental, através do recurso ao voluntariado e em articulação com outros projetos de voluntariado existentes na escola.  

- “Let’s Go Clean” é uma iniciativa apresentada pela Escola Profissional de Aveiro. Tem como objetivo a recolha de 100.000 beatas até ao final do ano letivo. Os alunos pretendem diminuir a poluição causada pelo despejo do lixo sólido (beatas, lixo indiferenciado, lixo eletrónico) nos 11 municípios da região de Aveiro. Paralelamente irão promover a recolha, a separação e o tratamento adequado dos resíduos, planear e construir novos cinzeiros, de modo a diminuir o descarte dos mesmos nos espaços da escola.  

  - “O Ar que Respiras”, promovido pelo Colégio Minerva, no Barreiro, pretende construir um Bikepark na escola, com o objetivo de melhorar os comportamentos sustentáveis dos alunos e dinamizar um conjunto de ações que possibilitem responder às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.  

- “Porquê a mim?! – O teatro na promoção de hábitos de vida saudável” é umprojeto apresentado pela Escola Secundária da Ramada, em Odivelas. Pretende sensibilizar para a importância de hábitos saudáveis nas rotinas dos jovens, recorrendo ao teatro como ferramenta na difusão de conhecimento científico.   

– “Semear Liberdades” é uma iniciativa apresentada pelo Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira Casa Pia, em Lisboa. Tem como objetivo a requalificação e dinamização do espaço de acolhimento, através da implementação da horta pedagógica do Centro de Apoio à Aprendizagem e posteriormente a pintura de um mural. Pretende, ainda, dinamizar atividades sustentáveis com os alunos surdos e com multideficiência e promover competências sociais para a vida (Formação Pessoal e Social). 

O prémio “Linka-te aos Outros” é uma iniciativa da AMI dirigida a todos os jovens a frequentar a escola entre o 7º e o 12º ano de escolaridade, que consiste na apresentação de propostas para resolução de problemas locais através de atividades de voluntariado e que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>