“Linka-te aos Outros”

Portugal

Como posso ajudar nesta missão?

Voluntariado
Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!

muda


Início: Outubro 2021
Fim: Janeiro 2022
Custo: €10.000
Apoios: Institucional: Ministério da Educação – Direção Geral da Educação

ODS:

Apresentação de propostas para resolução, através de atividades de voluntariado, de problemas locais detetados por jovens entre o 7º e o 12º ano.

Com o intuito de alterar realidades sociais e, simultaneamente, formar os jovens, no sentido de os alertar para a possibilidade que cada um tem de melhorar a comunidade que os rodeia, o prémio “Linka-te aos Outros” tem como grupo-alvo todos os jovens a frequentar a escola entre o 7º e o 12º ano e consiste na apresentação de propostas para resolução, através de atividades de voluntariado, de problemas locais que os próprios detetem.

O “Linka-te aos Outros” assenta toda a sua essência nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, são objetivos que, embora pareçam vagos e difíceis de alcançar, dependem do envolvimento de todos os governos e cidadãos.

Com pequenos gestos, na escola, na rua, em casa, junto da família, colegas ou amigos, é fácil cada um de nós à sua medida fazer parte da construção de um mundo mais humano.

O “Linka-te aos Outros” é um projeto que vem ajudar os jovens a concretizar estes objetivos.

A AMI selecionará os projetos mais consistentes (no máximo 5) e financiará 90% dos mesmos, até um total de €2.000.

O Linka-te aos Outros vai mais além:

  • É um estímulo ao rigor, uma vez que a ficha de candidatura constitui uma proposta de projeto rigorosa, com definição de objetivos gerais e específicos, resultados, atividades, orçamento, calendário de execução, critérios de viabilidade e sustentabilidade e impacto;
  • É um estímulo ao envolvimento dos jovens na comunidade, uma vez que 10% do orçamento apresentado terá de ser conseguido pelos próprios jovens, junto de empresas, instituições e/ou comércio local.

De 14 de outubro de 2021 a 07 de janeiro de 2022 poderão ser enviados para a Fundação AMI os formulários de candidatura preenchidos e com os devidos anexos, para apreciação do Júri.

Documentos

Cartaz “Linka-te aos Outros” (PDF)
Regulamento “Linka-te aos Outros” (PDF)
Ficha de Candidatura “Linka-te aos Outros” (PDF)

Testemunhos

“O projeto revelou-se extremamente importante e pertinente para os alunos, para as famílias e para a concretização das metas e objetivos definidos no Projeto Educativo do Agrupamento, em particular da promoção da inclusão e da formação de cidadãos informados e responsáveis, capazes de construir um projeto de vida assente em valores de solidariedade.”
Agrupamento de Escolas do Vale da Amoreira, Moita
Vencedor da 10ª edição do “Linka-te aos Outros”

“Nunca pensei que ganhássemos fosse o que fosse. Parece que são sempre os outros a ganhar e o que fazemos parece não ser tão bom quanto o que os outros fazem. Estou tão feliz!”
“Vamos mostrar a Famalicão que os jovens são capazes de contribuir com trabalho voluntário”
Escola Secundária Camilo Castelo Branco
Vila Nova de Famalicão

“Gostei de saber que com este trabalho estou a ajudar muitas crianças. Pretendo continuar a fazer voluntariado porque gostei imenso.”
Escola Básica 2/ 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia – (Funchal, Madeira)
Vencedora da 10ª edição do “Linka-te aos Outros”

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!