Casa e saúde, uma prioridade na Turquia e na Síria

Desde a geração de energia, através de painéis solares, a unidades móveis de saúde, a AMI estabeleceu parcerias para apoiar as vítimas do sismo que, a 6 de fevereiro de 2023, atingiu a Turquia e a Síria. Missões concretizadas com donativos Auchan e MEO. 

Na Turquia e na Síria, um ano depois do sismo que afetou a vida de 24 milhões de pessoas, a AMI faz o balanço de uma intervenção em parceria com a Syria Relief & Development, que priorizou os cuidados de saúde e o apoio ao realojamento de famílias. 

Com magnitude de 7,8, a 6 de fevereiro um sismo afetou as cidades turcas de Gazientepe, Adana, Hatay, Malatya, Kilis, Diyarbakir Adiyman, onde vive um total de cerca de 12 milhões de pessoas, entre elas 2 milhões de refugiados sírios. Na Síria, 10 milhões de pessoas foram afetadas nas províncias de Latakia, Idlib, Aleppo e Tartus, onde, antes do sismo, devido à guerra civil, 90% da população já recebia apoio social. 

Estando a Síria em situação de maior vulnerabilidade social devido à guerra civil, com a intervenção da organização local Syria Relief & Development no terreno, a AMI apoiou a população dos campos de deslocados de Harim e Millies, com uma clínica móvel operada por um médico treinado e um conselheiro de apoio psicossocial. A clínica móvel levou à população serviços de saúde reprodutiva e pediátrica, consultas médicas gerais e serviços de encaminhamento, tendo sido realizadas 3.570 consultas em três meses. 

Além desta unidade móvel de saúde, através de um donativo da AUCHAN Portugal, a AMI prestou apoio financeiro às equipas de 24 ambulâncias operadas pela Syria Relief & Development, que responderam ao cenário de catástrofe 24 horas por dia, 7 dias por semana. Foram ainda reparadas duas ambulâncias para o fornecimento de serviços de transporte de emergência no distrito de Harim. No total, com as ambulâncias foram prestados cuidados médicos a mais 3.577 pessoas. 

Na Turquia, a aposta da AMI e da Syria Relief & Development incide na eficiência energética, para criar condições de habitabilidade no acampamento de 400 contentores estabelecido em Kahramanmaraş.  

Através da doação dos Meos dos clientes da Altice Portugal, foi possível instalar no acampamento um sistema de painéis solares para aquecimento e água, que tem beneficiado 307 pessoas, de 56 agregados familiares. 


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>