Voluntariado em Portugal

voluntariado Ecoética

Ser voluntário na AMI é estar disposto a fazer a diferença. É assumir um compromisso!

Em Portugal, a Fundação AMI conta com voluntários médicos, enfermeiros, advogados, professores, assistentes sociais, psicólogos, e outros, que ajudam a prestar serviços aos beneficiários dos equipamentos sociais, os quais, de outro modo, não teriam acesso a essa assistência.

Paralelamente existe um conjunto de ações desenvolvidas pontualmente e que, não sendo de contacto direto com a população carenciada, são as que nos permitem angariar os bens e os fundos necessários ao cumprimento da nossa missão.

Por último, mas não menos importante, é a função do voluntário como embaixador dos projetos da AMI.

Que tipo de voluntariado existe na AMI?

Na AMI é possível desenvolver atividades de voluntariado a título individual ou através de ações de voluntariado empresarial.

Voluntariado individual: como se processa?

Existem 2 formas de voluntariado na AMI:

  • Voluntariado presencial 
  • Voluntariado à distância

Em qualquer dos casos poderá fazê-lo de forma regular ou pontual. 

Independentemente da opção escolhida, nunca se esqueça que a sua participação faz a diferença e que contamos com o seu compromisso.

Voluntariado Presencial Regular

Requer a deslocação regular a um equipamento social, sede ou delegações, mediante um horário previamente definido com o voluntário.

Enquadra-se nesta situação:

Voluntariado especializado: médicos, enfermeiros, professores, psicólogos, Juristas, animadores sociais, que ajudam nas atividades dos equipamentos sociais.

Voluntariado não especializado: colabora na distribuição de alimentos, serviço de roupeiro, entre outros.

Devido ao contexto de pandemia pelo novo coronavírus que vivemos atualmente e às limitações inerentes a esta situação, as inscrições para o Voluntariado presencial encontram-se suspensas. As necessidades pontuais que surgirem durante este período atípico serão destacadas nesta página.

Voluntariado Presencial Pontual

Trata-se da participação em ações com curta duração, que podem ir de atividades realizadas nos equipamentos sociais, atividades desenvolvidas na sede ou delegações ou participação em eventos como peditórios, presença em stands, ações de reflorestação ou outras.

Voluntariado à Distância Regular

Procuramos voluntários motivados que possam apoiar a AMI a partir de casa. Junte-se a nós!

Faça um Taleigo AMIgo e ofereça-o à AMI

O objetivo do Taleigo AMIgo é ajudar financeiramente a AMI e apoiar quem mais precisa. As receitas do Taleigo AMIgo vendido exclusivamente pela AMI e pelos seus parceiros acreditados, revertem para a Missão Natal:

4 taleigos vendidos = 20€= 1 família apoiada com um cabaz de Natal

Saiba aqui como participar

Partilhe e divulgue as nossas campanhas e/ou projetos

Mesmo à distância pode, de uma forma assídua, ajudar a dar voz às nossas campanhas e projetos. Ajude-nos na sua divulgação, partilhando as publicações da AMII nas redes sociais, passando a palavra aos seus familiares e amigos. Seja Embaixador da AMI, onde quer que se encontre!

Voluntariado à Distância Pontual

Já imaginou organizar um jantar (se estiverem reunidas todas as condições de segurança necessárias atualmente) cujas receitas revertam a favor de um projeto da AMI, ou organizar uma recolha de alimentos e no final entregar numa delegação ou equipamento social da AMI?

A sua participação enquanto voluntário pode ir até onde a criatividade a/o levar, pois a diferença está nos pequenos gestos que cada um pode fazer.

O processo é simples. Pense numa iniciativa, contacte-nos e depois de articular connosco, concretize a sua missão.

Para apresentação de propostas, por favor, contacte-nos através do email [email protected]

Voluntariado Empresarial: como se processa?

Ainda que o voluntariado resulte de uma decisão individual, as empresas podem promover o seu exercício entre os seus colaboradores através das seguintes formas:

Apoiando a prática do Voluntariado Individual

A empresa apoia a decisão do trabalhador, facilitando a conciliação do trabalho com a atividade voluntária ou mesmo permitindo que o trabalhador a ela se dedique dentro do horário laboral. A empresa pode ainda agregar informação sobre as atividades em que os seus colaboradores se podem envolver de forma individual.

Desenvolvendo Projetos Especiais

A empresa organiza um projeto de solidariedade em parceria com a AMI, envolvendo os seus colaboradores como voluntários. Para mais informações contacte-nos através do email [email protected]

Não me inscrevo como voluntário, mas quero continuar a ajudar a AMI

Para além do voluntariado presencial ou à distância, há sempre possibilidade de ajudar a AMI e fazer a diferença na vida de alguém.

Clique para conhecer outras formas de como ajudar a AMI

 

Se está disposto a fazer a diferença, comprometendo-se por uma causa com o seu trabalho e dedicação, inscreva-se como voluntário da AMI em Portugal.