Linka-te aos Outros

Linka-te aos outros 2018

Com o intuito de alterar realidades sociais e, simultaneamente, formar os jovens, no sentido de os alertar para a possibilidade que cada um tem de melhorar a comunidade que os rodeia, o prémio “Linka-te aos Outros” tem como grupo-alvo todos os jovens a frequentar a escola entre o 7º e o 12º ano e consiste na apresentação de propostas para resolução, através de atividades de voluntariado, de problemas locais que os próprios detetem.

O “Linka-te aos Outros” assenta toda a sua essência nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, são objetivos que, embora pareçam vagos e difíceis de alcançar, dependem do envolvimento de todos os governos e cidadãos.

Com pequenos gestos, na escola, na rua, em casa, junto da família, colegas ou amigos, é fácil cada um de nós à sua medida fazer parte da construção de um mundo mais humano.

O “Linka-te aos Outros” é um projeto que vem ajudar os jovens a concretizar estes objetivos.

A AMI selecionará os projetos mais consistentes (no máximo 5) e financiará 90% dos mesmos, até um total de €2000.

O Linka-te aos Outros vai mais além:

  • É um estímulo ao rigor, uma vez que a ficha de candidatura constitui uma proposta de projeto rigorosa, com definição de objetivos gerais e específicos, resultados, atividades, orçamento, calendário de execução, critérios de viabilidade e sustentabilidade e impacto;
  • É um estímulo ao envolvimento dos jovens na comunidade, uma vez que 10% do orçamento apresentado terá de ser conseguido pelos próprios jovens, junto de empresas, instituições e/ou comércio local.

De 15 de outubro de 2018 a 4 de janeiro de 2019 poderão ser enviados para a Fundação AMI os formulários de candidatura preenchidos e com os devidos anexos, para apreciação do Júri.

Documentos

Cartaz “Linka-te aos Outros – 9ª edição” (PDF)
Regulamento “Linka-te aos Outros – 9ª edição” (PDF)
Ficha de Candidatura “Linka-te aos Outros – 9ª edição” (PDF)

Testemunhos

“Existe uma questão central nesta ação que se prende com a necessidade deste ser um trabalho necessariamente contínuo e sistemático para que os resultados se percebam a médio e longo prazo e não somente momentaneamente. É fundamental a apresentação pública dado que se partilham experiências, e sensibilizam para as questões sociais, indivíduos que não participaram diretamente na experiência e contacto com a realidade dos sem-abrigo”
Escola profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, vencedora 7ª e 8ª Edição do Linka-te aos Outros

“Concluímos, deste modo, que a união faz, de facto, a força e hoje, queremos crer que com a ajuda de todos os nossos parceiros, conseguimos fazer a diferença, por mais ínfima que tenha sido, na vida de todas estas crianças e das respectivas famílias proporcionando-lhes umas férias lúdicas, dinâmicas e acima de tudo, divertidas. Por este motivo sentimo-nos imensamente felizes, realizadas e com desejo de fazer mais e melhor.”
Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia – (Funchal-Madeira), vencedora 7ª edição Linka-te aos Outros

“O projeto tem verificado elevada adesão da parte da comunidade escolar, familiares, das instituições locais e da envolvente. O número de parcerias e apoios superou a planificação inicial do projeto. O grupo proponente evoluiu significativamente, tornou-se mais unido e responsável, e o seu comportamento alterou-se acentuadamente: os alunos são mais criativos, dinâmicos, empenhados e solidários”.
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro Cidade- (Sintra-Mem Martins), vencedora 5ª edição Linka-te aos Outros