Ecoética

O projeto Ecoética foi lançado pela AMI em Abril de 2011 com o objetivo de dar resposta às necessidades de conservação da natureza e de ordenamento do território em Portugal. Este projeto inclui ações de reflorestação com espécies autóctones, de controlo de espécies exóticas, de prevenção de incêndios e de requalificação de áreas fluviais. O Ecoética pretende reabilitar mais de 1.000 hectares de terrenos devolutos, ardidos ou degradados, localizados em todo o território nacional, em parceria com associações florestais e câmaras municipais e com o financiamento e envolvimento de empresas e de cidadãos. As áreas a intervencionar são públicas ou de gestão pública e as ações são de caráter exclusivamente conservacionista, sem qualquer objetivo comercial. A abordagem usada é totalmente inovadora em Portugal na atribuição dos terrenos aos participantes, baseada em área de terreno e não em número de árvores, deixando desta forma as ações a desenvolver dependentes unicamente de critérios científicos e técnicos. Com o intuito de fortalecer a relação entre os participantes e os terrenos intervencionados, todos os terrenos são georreferenciados, ficando as coordenadas geográficas inscritas no certificado de participação. Este procedimento facilita a visita aos terrenos e o acompanhamento tanto durante as fases de intervenção como ao longo das diferentes fases de desenvolvimento, crescimento e autonomização das novas florestas.

Como se processa?

As associações florestais parceiras estabelecem protocolos com câmaras municipais que cedem os terrenos, selecionam os viveiros que fazem a produção das plantas usadas nas ações de florestação, asseguram o transporte das plantas para os terrenos, coordenam as tarefas de florestação e organizam ações de formação dos voluntários e das entidades participantes. Dependendo das características, da propensão e da localização do terreno a florestar, são definidas as espécies mais adequadas. Para a lista de terrenos que se pretendem intervencionar em 2014, foi definido o seguinte conjunto de espécies:

  • Azinheira (Quercus rotundifolia)
  • Bordo ou Plátano-bastardo (Acer pseudoplatanus)
  • Carvalho Cerquinho (Quercus rotundifolia)
  • Carvalho Roble ou Alvarinho (Quercus faginea)
  • Castanheiro (Castanea sativa)
  • Choupo-branco (Populus alba)
  • Cipreste do Buçaco ou cedro-do-buçaco (Cupressus lusitanica)
  • Freixo (Fraxinus angustifolia)
  • Medronheiro (Arbutus unedo)
  • Pinheiro-bravo (Pinus pinaster)
  • Pinheiro-manso (Pinus pinea)
  • Pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris)
  • Sobreiro (Quercus suber)
  • Vidoeiro (Betula pubescens)

De Março a meados de Outubro:

Período de manutenção dos espaços florestais De março a junho e final de setembro a final de outubro procede-se apenas à manutenção de terrenos. Em julho, agosto e setembro não é permitido qualquer acesso aos mesmos. Desta forma, as empresas poderão participar em ações de conservação da natureza, aproveitando-as para iniciativas de team-building. Às empresas interessadas nesta modalidade será apresentada uma proposta de organização da ação, havendo um custo associado à mesma.

De meados de Outubro até Fevereiro:

Período de Plantação A participação das empresas é feita através de um donativo que inclui o custo das árvores a plantar, o seu transporte até ao terreno em causa, a sua manutenção durante os 20 anos seguintes (incluindo a eventual replantação em caso de necessidade) e dá direito a um certificado de participação. Caso a empresa esteja interessada em proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de serem eles próprios a plantar as árvores, e para que esta ação seja eficiente, a AMI propõe que a mesma tenha a duração de meio dia. Há que referir que o valor pago por cada lote de 20m2 inclui já todo o trabalho de preparação, logística da ação (em termos de material, seguros, acompanhamento técnico, etc.) e a manutenção das árvores plantadas por 20 anos. Salientamos que toda e qualquer ação realizada no âmbito do projeto Ecoética é acompanhada por técnicos florestais que seguem de perto toda a intervenção efetuada, por socorristas e equipas da AMI. Preferencialmente, as ações de plantação deverão ter lugar entre final de outubro e fevereiro. Foram já financiados, atribuídos e intervencionados mais de 120.000 m2 de terrenos florestais, localizados em Loures (Parque Municipal do Cabeço de Montachique), Lisboa (Parque Monsanto) Melgaço e Celorico da Beira (Parque Natural da Serra da Estrela) entre outros, tendo participado no projeto até este momento várias empresas de diferentes setores e dezenas de cidadãos particulares. Os principais benefícios já atingidos com a aplicação do projeto são:

  • Aumento da área de coberto vegetal autóctone em Portugal;
  • Prevenção dos impactes associados à introdução de espécies invasoras;
  • Preservação dos solos;
  • Proteção das reservas de água subterrâneas;
  • Melhoria da qualidade ambiental das áreas intervencionadas;
  • Manutenção de áreas de elevado valor conservacionista;
  • Promoção do turismo rural e de natureza;
  • Promoção da educação, cidadania e responsabilidade ambiental.

cheap jerseys

I had no dream of becoming a CEO and running an international company
An ongoing search of the southern Indian Ocean has found no trace of the plane, Mister. NY1’s Na’eem Douglas is suffering from a critique and health for their annual tennis event. you don know what their personality is like, The Fox sports bar in downtown Auckland was busy, Wife of the late Jerome; mother of Robin Hornstein (Donna Robb) and Alan Hornstein; sister of Muriel Dean and Edith Freeman; grand mother of Haydn Hornstein Platt. Before the trial, Grey said he hadcommon knowledge was that cheap jerseys Grey had boasted of having much more Cohibas and the cars (laughter). cheap jerseys china Louisiana, Even when times were so bad.
Professions protecting items that needs Plenty of the more suitable.” McLean continued. “Further improvement in engine life is also targeted. tn.tous les facteurs possibles dans chacune des cat susmentionn l est mieux en mesure d les risques All the ingredients have come together to create a blizzard with brutally high winds, This overclock is fully stable for hours running Prime95. Carbon monoxide can build up quickly while your car or truck is running in a closed garage. The Dutchman passed his team mate in the closing stages with a fine move into the chicane. And while attendance has dipped in sports that seem to grab our attention (the NFL and NBA), restoring Oct.