AMI continua a reflorestar o Pinhal de Leiria

ecoética

A AMI volta a promover uma ação de reflorestação no talhão n.º 316 da mata do Pinhal de Leiria no próximo dia 16 de março.

Sob o mote “Vamos Pintar Portugal de Verde”, no âmbito do projeto Ecoética, esta ação irá decorrer numa área selecionada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), envolverá a participação de voluntários na plantação das árvores e conta com o apoio do Aldi, da Fundação Escola Americana de Lisboa, da ParK International School, tendo também contribuído para o financiamento da iniciativa, os pontos BPC Millenium Rewards. Serão plantadas 1.200 árvores.

Como habitualmente, após a ação de reflorestação, a AMI compromete-se a acompanhar o desenvolvimento destas jovens árvores ao longo de cinco anos, substituindo as árvores que não sobreviverem e assegurando que a reflorestação é bem-sucedida.

No seguimento desse compromisso, também no dia 16 de março, mas durante a tarde, uma equipa de voluntários do BCP Millennium irá fazer a retancha da área reflorestada com o apoio do Banco na Praia da Vieira de Leiria em 2020.

Recorde-se que, perante a necessidade de recuperar os terrenos florestais devastados pelos incêndios de 2017 e 2018 em Portugal, a AMI direcionou o projeto Ecoética, em curso desde 2011, para a reflorestação de áreas deflagradas pelos incêndios em diversas regiões do país. Esta iniciativa da AMI já permitiu plantar mais de 25 mil árvores de espécies autóctones e recuperar 220 mil m2 de área ardida. 

Alguns dos principais objetivos do projeto Ecoética passam pela prevenção dos impactos associados à introdução de espécies invasoras, aumento da área vegetal em Portugal, preservação dos solos, proteção das reservas de água subterrâneas, prevenção de incêndios, recuperação de áreas de difícil acesso e a consequente monitorização e controlo das zonas intervencionadas.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>