“Mindjer será Mamé (Mulher será mamã) ” – Uma história da Guiné-Bissau

historia_guinebissau

A cidade de Buba está envolta por um braço de mar que abraça a cidade a todo o momento. A este braço de mar chamamos Rio Grande de Buba. Este Rio alimenta a beleza da paisagem. E como qualquer Rio na Guiné-Bissau também encurta distâncias e aproxima pessoas.

Lembramo-nos da imagem daquela Mindjer (mulher) a vir distante da outra banda. O tronco esculpido, que se desloca calmamente, deixa para trás a outra margem verde do Rio. De repente, começámos a ouvir as dores de quem está prestes a dar à luz. Essas dores vinham da canoa “amizade”, que atravessava as águas salgadas.

“Mindjer será Mamé (Mulher será mamã) “, exclamaram os pescadores, já habituados ao movimento! Estavam a comentar que esta grávida tinha tido sorte, já que nem a todas é permitido dar à luz no Hospital, pois só as mulheres “fracas” é que o fazem. “De certeza que a tabanka desta mulher tem um Agente de Saúde Comunitária a fazer uma boa sensibilização para melhorar a saúde da comunidade. A dificuldade é que a única ambulância está ocupada e quando a canoa chegar a esta margem, a grávida ainda estará longe do Hospital.”

Por sorte, o carro da AMI estava a passar no momento em que a canoa chegou aquela margem.

Rapidamente, conseguimos levar a grávida para o Hospital e assim ajudar no nascimento da Mariama, que nunca saberá a sorte que teve. Uma sorte cheia de acaso, mas que não deixou de ser importante para estas duas vidas na Guiné. Hoje, neste dia especial, é importante que estejamos disponíveis para ser sorte e dar vida!

A Equipa da AMI na Guiné-Bissau