Projeto Ecoética – Recuperação de Áreas Ardidas

EcoeticaBlog

Na sequência dos incêndios de 15 de outubro, a AMI vai participar, com o seu projeto Ecoética, na recuperação e replantação de áreas ardidas, que inclui a limpeza dos terrenos de forma a reduzir a probabilidade de novos incêndios, a plantação de 1.000 árvores por hectare (1 árvore por cada 10m2), a hidrossementeira de uma mistura de plantas arbustivas e herbáceas autóctones para revestimento do solo florestal, bem como a manutenção durante um ano da área intervencionada (corte do mato na área intervencionada).

Saiba como decorre este processo:

  1. Limpeza da área ardida – O mato e restos ardidos são cortados, triturados e incorporados no solo, de forma a aumentar o seu teor de matéria orgânica. Esta limpeza é feita com recurso a meios mecânicos.
  2. Arejar / Movimentar o solo – O solo é remexido, sendo utilizado um trator para lavrá-lo. A retirada da cinza da superfície facilita a capacidade de infiltração da água e absorção dos produtos orgânicos da limpeza, com capacidade nutritiva para o solo.
  3. Plantação de espécies arbóreas – São plantadas espécies arbóreas autóctones adequadas à área intervencionada. As mesmas são definidas tendo em conta a altitude, declive, proximidade de linhas de água, entre outros fatores.
  4. Hidro-Sementeira – Será feita uma hidrossementeira de espécies autóctones arbustivas e herbáceas, de forma a reconstruir o mato de cobertura de solo original e diminuir assim a possibilidade de incêndio.
  5. Manutenção da floresta – A manutenção da floresta nunca deve ser interrompida, sendo aconselhados sempre, no mínimo, dois cortes anuais. As orientações da UE recomendam pelo menos um corte antes do início do verão e um corte antes do início do inverno.