Voluntariado empresarial: a Auchan no Abrigo Noturno da Graça

voluntariadoauchan_abrigodagraca_ami

Foi uma tarde mais animada que o costume no Abrigo Noturno da Graça. Na passada sexta feira, uma equipa de 37 voluntários da Auchan deu o seu melhor para renovar este equipamento social da AMI.

Repintaram janelas e cuidaram do jardim, mas também levaram para o Abrigo novas roupas de cama, toalhas e uma TV novinha em folha. Tudo para dar um novo ar a este equipamento social. De caminho, não se esqueceram dos seus utilizadores, a quem distribuíram roupa interior e kits de higiene pessoal.

Esta foi uma intervenção particularmente bem vinda para Pedro Sousa, diretor do Abrigo Noturno da Graça, “um equipamento antigo e com muito uso, que precisava muito de ser melhorado, para o tornar mais agradável e acolhedor”.

Mas é muito mais do que apenas isso. É também uma forma dos beneficiários “valorizarem e acarinharem este espaço e de perceberem que há quem se interesse verdadeiramente por eles”. A prova disso é que muitos se envolveram neste trabalho de recuperação e renovação. Algo que foi notado e apreciado pelos voluntários da Auchan, que assim “também percebem melhor a realidade em que estas pessoas vivem, e as ajuda a questionar um pouco mais os estereótipos habitualmente associados aos sem-abrigo”.

Esta envolvência e esta consciencialização foi uma das razões que levou Pierre Delpierre, organizador desta iniciativa, a convocar os funcionários da Auchan para esta ação de voluntariado. “A Auchan quer ser socialmente responsável, mas queremos sobretudo dar aos nossos colaboradores, mais sentido ao seu trabalho e ao seu dia-a-dia”. Pierre lançou o desafio, mas foram os colaboradores que o agarraram com as duas mãos: “Começaram logo a ter ideias e a entusiasmarem-se”. O envolvimento dos utilizadores do abrigo também foi notado. “Para nós é muito importante que eles se envolvam e colaborem. É algo que nos motiva e nos enriquece”.

Motivação foi, aliás, a palavra mais ouvida nesta tarde. Motivação em ajudar. Em ser ajudado. Entre colaboradores da Auchan e em criar uma rede de solidariedade entre pessoas e empresas, em que não se deixe ninguém de fora.