Prevenção da Covid-19 em Moçambique

Sensibilizacao Covid-19 no Centro Saúde Nhaconjo - Moçambique

Um ano após a intervenção de emergência da AMI em Moçambique, em resposta ao ciclone IDAI, os materiais doados ao Centro de Saúde da Manga Nhaconjo, na Beira, apoiaram na prevenção da propagação da COVID-19.

À entrada do Centro de Saúde, onde ainda está em utilização o hospital de campanha montado pela AMI, os materiais deixados pela instituição foram utilizados para promover a lavagem das mãos de quem por lá passava.

Paralelamente, os ativistas da Associação ESMABAMA, parceira local da AMI, que implementaram no terreno o projeto de sensibilização comunitária de prevenção de doenças de potencial epidémico até maio de 2020, focaram as suas mensagens nas medidas preventivas a serem adotadas para a prevenção da propagação deste vírus, sensibilizando e informando os utentes que recorreram ao Centro de Saúde, tendo abrangido 13.133 pessoas.

Para além disso, no mês de março os professores acrescentaram a temática da COVID-19 nas suas sensibilizações presenciais aos alunos sobre prevenção de doenças de potencial epidémico. Com a suspensão das aulas presenciais, nos meses de abril e maio, os professores das 12 escolas abrangidas pelo projeto deixaram de fazer as sessões presenciais de sensibilização aos alunos, tendo passado a elaborar e disponibilizar aos mesmos, brochuras que incluíam temas de prevenção de doenças de potencial epidémico e também medidas de prevenção da COVID-19. Assim, durante 3 meses foi possível sensibilizar 9.978 alunos sobre medidas de prevenção para esta doença.

Uma vez que não se verificaram casos de cólera, o sabão adquirido para atribuir a agregados familiares diagnosticados com casos de cólera foi distribuído a alguns agregados familiares e o restante sabão entregue ao Centro de Saúde da Manga Nhaconjo, para que as equipas e os utentes pudessem lavar as mãos corretamente de forma a prevenir a COVID-19.

Finalmente, foram adquiridos e entregues ao Centro de Saúde da Manga Nhaconjo, 500 máscaras e 75 frascos de álcool gel (400ml).


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>