De Braga a Gaia: uma parceria que cuida

O Centro Porta Amiga (CPA) de Gaia começou a receber o apoio da Farmácia Tebosa de Braga em setembro de 2019, uma parceria que foi estabelecida para colmatar uma necessidade há muito sentida no que respeita ao acesso a medicação. A procura deste tipo de apoio é muitas vezes o motivo pelo qual as pessoas recorrem aos serviços médicos e de enfermagem dos Centros Porta Amiga da AMI.
Até ao momento, e em resultado desta parceria já foram apoiados mais de 80 beneficiários com medicação no Centro Porta Amiga de Gaia. Para além da procura de medicação, a avaliação da tensão arterial, pesquisa da glicemia capilar, pesagem/controlo do peso e tratamento de feridas são os principais motivos que levam à procura dos serviços médicos e de enfermagem.

As patologias mais prevalentes dos beneficiários e tipos de medicação mais procurados são a Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus tipo II, Depressão/Ansiedade, Patologia cardíaca, Hipercolesterolemia, Doenças do Trato gástrico e intestinal, Doenças do Foro Respiratório e ainda, as Patologias de Pele.

Este apoio permite desenvolver um plano de acompanhamento e intervenção social, que inclua os cuidados de saúde, o que é fundamental, uma vez que a impossibilidade de cumprimento do regime terapêutico pode conduzir a agravamentos significativos da condição de saúde da pessoa, colocando em risco a sua vida e, em determinadas situações, a dos outros.

A constante disponibilidade e generosidade da Farmácia Tebosa, que entrega os medicamentos quinzenalmente no Centro Porta Amiga de Gaia (implicando deslocações Braga-Gaia), é algo assinalável.

De referir também que a Farmácia Tebosa colabora também com o CPA de Gaia na celebração do Natal, tendo ajudado a serviir as ceias nos dois últimos anos, para além de terem equipado o gabinete médico e de enfermagem com materiais em falta, indicados pela Médica voluntária do centro.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>