Histórias de Vida – Abrigo Noturno de Lisboa (Graça)

João, natural de Cabo Verde, tinha 27 anos quando entrou no Abrigo da Graça.

Quando chegou a Portugal, em 2007, tinha como objetivo frequentar um curso de metalomecânica que acabou por abandonar após ter recebido uma proposta de trabalho como empregado de mesa. Após ter terminado contrato voltou a inscrever-se num curso na área de eletrotécnica, curso que frequentava quando entrou no Abrigo da Graça.

Quando veio para Portugal, ficou a residir com um tio na casa deste. Entretanto o tio emigrou para França, ficando João em casa de um amigo do tio. O relacionamento e o ambiente foi-se degradando ao ponto de se tornar insustentável.

Uma vez que o único rendimento de João era uma bolsa de € 130 e os subsídios de transporte e refeição, não lhe era possível alugar um quarto.

Por esta razão, a escola que João frequentava solicitou ao Abrigo da Graça, apoio para alojamento. O João foi assim encaminhado, em julho de 2015, pela Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora, onde estava a frequentar um curso na área de Técnico de Eletrotecnia. Este curso, de dupla certificação do Programa Sistema de Aprendizagem, com equivalência ao 12º ano de escolaridade permite aos jovens entre os 15 e os 24 anos, com o 9º ano completo, aprender uma profissão e prosseguir os estudos.

Quando a escola contactou o Abrigo da Graça para encaminhar o João referiu que este era um ótimo aluno, estando classificado como o melhor do seu curso mas que a situação em que se encontrava a viver, estava a prejudicar o seu rendimento escolar.

Durante a permanência no Abrigo da Graça, João sempre colaborou em tudo o que lhe foi pedido e sempre foi muito cordial e educado com todos os residentes e funcionários.

Durante as férias escolares, João arranjou sempre trabalhos pontuais para ganhar algum dinheiro extra.

No verão de 2016, terminou a parte curricular do curso, à qual se seguiu o estágio. Depois do estágio e enquanto não conseguia arranjar trabalho na sua área de formação, João começou a trabalhar numa cadeia de fast food. Pouco tempo depois, resolveu ir viver com a namorada, para uma casa alugada, terminando desta forma a sua permanência no Abrigo da Graça.

Depois da saída do Abrigo da Graça, João continuou em contacto connosco. Mantém o emprego, a relação e a habitação.