ESCUTAR as vozes do lugar

O projeto ESCUTA, promovido pelo LARGO Residências numa rede de parcerias locais, retrata um conjunto de projetos comunitários desenvolvidos em torno da Avenida Almirante Reis.

Escuta é uma iniciativa promovida pelo LARGO Residências em parceria com organizações locais na cidade de Lisboa. A Rádio Escuta surgiu como a voz da multiculturalidade da cidade de Lisboa, criada pela comunidade para a comunidade. Uma rádio efémera que procurou dar a conhecer a vozes e vivências das gentes da Almirante Reis.

Pretendeu ser uma rádio inclusiva, com vista à promoção de espaços de relação e de construção coletiva. Nesta área da cidade, os moradores imigrantes são bastante representativos, pelo que desempenharam um papel participativo nas várias fases de construção do projeto, que ocorreu em julho de 2018 e foi ouvido no mundo inteiro. Este ano, a iniciativa teve continuidade, tendo resultado na Galeria ESCUTA.

Sendo este eixo da cidade, tradicionalmente alfacinha e simultaneamente rico em diversidade cultural, o projeto ESCUTA “retrata este plano de desenvolvimento local, procurando documentar a vida deste lugar e as interações entre a comunidade e os projetos locais”.

A Galeria Escuta foi concretizada numa exposição flash revelando o desafio humano e o impacto social dos projetos retratados em três vertentes: Envelhecimento, Interculturalidade e Empregabilidade.

Syed Ansar Ulhaque, nacional do Bangladesh e colaborador deste projeto afirma que o projeto Escuta “permite que várias culturas se encontrem num mesmo lugar e colaborem juntas. Esta é a primeira plataforma até agora, na cidade de Lisboa, a trazer imigrantes para o centro da comunicação das vivências do lugar”.

Fotografia: Ivo Rodrigues / Largo Residências


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>