Desperta o voluntariado na escola e “Linka-te aos Outros”

Os projetos distinguidos pelo “Linka-te aos Outros” conquistam 90% de financiamento, com o qual alunos e professores podem transformar a sociedade que os rodeia, desde a erradicação da pobreza à promoção do bem-estar, ou proteção do ambiente.

Até dia 6 de fevereiro, alunos do 7.º ao 12.º ano podem candidatar projetos de voluntariado ao financiamento do prémio “Linka-te aos Outros”, promovido pela AMI. Desde a sua criação em 2011, no âmbito do Ano Internacional da Juventude, o “Linka-te aos Outros” já apoiou 36 projetos com um total de 50.803,68 euros, que permitiram combater a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar e ajudar a preservar o ambiente. Para alcançar estas metas, os jovens são desafiados a olhar a sociedade que os rodeia e unir colegas, amigos e famílias através do voluntariado.

A 12.ª edição do “Linka-te aos Outros” tem um orçamento total de 10.000,00 euros para financiar até cinco projetos de voluntariado e conta com o apoio institucional do Ministério da Educação – Direção Geral da Educação. No financiamento começa um dos primeiros desafios dos alunos.

O “Linka-te aos Outros” financia 90% dos projetos vencedores, sendo que os jovens devem apresentar um plano para financiar os restantes 10% e garantir a sustentabilidade das suas ideias inovadoras. Empresas, instituições e/ou comércio local são possíveis parceiros.

Em 2022, três projetos foram distinguidos pelo “Linka-te aos Outros” e apoiados com o seu financiamento. “Casquilhos: Apela, Recolhe e Doa”, também foram selecionados “Amigos infinitos e casas quentinhas”, apresentado pelos alunos da Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, para remodelar o Lar de Santo António; e “#EscolaSolidária”, proposto pelos alunos que integram a Associação de Estudantes da Escola Secundária Campos de Melo, na Covilhã, para colmatar necessidades básicas de alimentação, higiene e saúde oral de algumas famílias de alunos da escola.

Na Secundária de Casquilhos, alunos e professores transformaram a sua “escola-casa” num lugar que mobiliza ajuda para cerca de 50 famílias carenciadas dos concelhos Barreiro e Moita. O coração do projeto é uma Loja Solidária e a semente da entreajuda foi plantada com o apoio da AMI.

O professor João Coelho, coordenador da candidatura do “Casquilhos: Apela, Recolhe e Doa” ao “Linka-te aos Outros”, afirma que “a AMI foi a grande impulsionadora do voluntariado, na Secundária dos Casquilhos”. Desde 2018, a Assistência Médica Internacional leva à escola sessões de apresentação sobre os seus projetos de ação e desenvolvimento humanitário. “Momentos dedicados aos alunos do 9.º e 10.º ano que deixavam os jovens sempre muito despertos para o voluntariado, mas com dúvidas sobre como poderiam ajudar” explica João Coelho.

Entre conversas, o “Linka-te aos Outros” surgiu sempre como “uma oportunidade para tornar as ideias reais e foi isso que aconteceu em 2022 com a Loja Solidária do CARD”. Em 2023, João Coelho espera “tornar a loja solidária mais independente, com capacidade para doar mais produtos, desde a roupa aos bens alimentares”.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>