Agimos, Mudamos e Integramos para a construção de um Mundo melhor

Porta Amiga Funchal

No âmbito do trabalho da AMI de luta contra a pobreza e exclusão social em Portugal, uma das áreas desenvolvidas em todos os nossos equipamentos sociais no país é a (re)inserção profissional.

Assim, e uma vez que respeitamos o tempo e a particularidade da história de vida de cada beneficiário, procuramos encontrar as respostas mais adequadas à sua situação, pois só assim é possível contribuir para a melhoria das suas condições de vida.

Nesse sentido, o Centro Porta Amiga do Funchal estabeleceu uma parceria com o Estabelecimento Prisional do Funchal em 2017, propondo apresentar, através do polo de emprego, as oportunidades existentes, quer de formação quer de emprego, de forma a incentivar a reinserção social dos ex-reclusos.

Já foram, por isso, realizadas três intervenções pela técnica de emprego e pela técnica social do Centro Porta Amiga do Funchal no Estabelecimento Prisional, destinadas a 27 reclusos em cumprimento de pena, quer em Regime Aberto Virado para o Exterior (RAVE), quer em Regime Aberto Virado para o Interior (RAVI).

Para além de ter sido apresentado o Centro Porta Amiga do Funchal e os serviços existentes, foram também transmitidas técnicas de procura ativa de emprego, documentos de suporte à procura de emprego (C.V, carta de apresentação, carta de motivação e dossier) e indicados locais específicos para a realização da procura de ofertas de trabalho (sites de emprego, imprensa regional e nacional, empresas de recrutamento) e os programas de emprego. Foram também apresentados locais onde os ex-reclusos poderão investir na formação e/ou continuar a estudar, bem como uma rede de apoio para prevenir eventuais reincidências.

O Centro Porta Amiga do Funchal faz parte da rede de suporte dos ex-reclusos na medida em que os seus serviços são procurados por essa população, não só para a frequência dos mesmos, mas também para orientação profissional e acompanhamento socioeducativo.

A comprovar também o sucesso da iniciativa, já decorreu uma nova intervenção no Estabelecimento Prisional em 2018, tendo também o Centro Porta Amiga sido convidado a apresentar o módulo de técnicas de procura de emprego junto de um grupo de reclusos que frequentam o 2º ciclo no Estabelecimento Prisional do Funchal em regime fechado.

Agimos, mudamos e integramos para a construção de um Mundo melhor, esperando desta forma contribuir para que milhares de vidas se tornem mais dignas e felizes.