“Numa fotografia podes ver o mundo, se quiseres.”

Click pela Inclusão Social

Balanço da 2.ª edição do Projeto “Um Click pela Inclusão Social”.

Com o objetivo de promover a inclusão social dos jovens participantes, aliando o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais à fotografia, a AMI desenvolveu em 2017, com o apoio da Fundação Auchan para a Juventude, a segunda edição do projeto formativo “Um Click pela Inclusão Social“, desta vez no Centro Porta Amiga de Gaia, em parceria com o IPF – Instituto Português de Fotografia.

Esta segunda edição contou com a participação de 8 jovens entre os 15 e os 18 anos. Com um percurso de 3 meses e 63h de formação realizadas, o plano formativo integrou várias componentes, desde formação sociocultural a formação em contexto de trabalho, e os formandos tiveram, ainda, a oportunidade de assistir ao seminário temático “Profissão fotógrafo”, protagonizado pelo fotógrafo Alfredo Cunha.

A exposição final “O Meu Olhar”, que marcou o encerramento do projeto, inaugurou no dia 26 de dezembro de 2017 e esteve patente até 7 de janeiro de 2018 na galeria AMIArte, no Porto. A sessão inaugural contou com as palavras da diretora do CPA Gaia – Susana Reis, do diretor regional da Auchan Portugal Hipermercados – Mário Louraço e ainda da coordenadora do IPF do Porto – Sara Costa. Seguiu-se uma pequena apresentação do projeto pela AMI e, finalmente, a entrega de diplomas e prémios de mérito.

Apesar de inicialmente estar prevista a entrega de apenas um prémio de mérito, o esforço e dedicação dos formandos ao longo de todo o curso foi notável, o que levou à atribuição de dois prémios aos jovens que mais se destacaram e mereceram os votos dos seus colegas e das formadoras que os acompanharam ao longo de todo o curso. Liliana Magalhães, de 16 anos e Márcio Passos de 18, foram os vencedores desta 2.ª edição do projeto, tendo o seu desempenho sido recompensado com a oferta de uma máquina fotográfica. Todos os outros jovens receberam os diplomas de participação, uma pequena lembrança e ainda, a certeza de que terão à sua disposição uma máquina fotográfica no CPA Gaia que poderão requisitar, sempre que necessitarem.

Viviana Tomás, uma das formandas do curso, fala do significado que a formação teve para si:

“O melhor foi ter esta oportunidade, ter acesso a uma câmara fotográfica que nos permitiu experienciar coisas que de outra forma não teríamos possibilidade, tirar fotos desta forma e com alguém a orientar-nos, ter uma formadora ali a ajudar-nos…lado a lado, passo a passo connosco, explicar-nos como se faz…”

Liliana Magalhães acrescenta:

“ Antes do curso, a Fotografia não tinha a importância que tem hoje para mim. Hoje, olho para uma fotografia e vejo memórias, recordações, coisas boas… Coisas que eu vejo e sinto e que antes não valorizava desta forma. Na fotografia, eu sinto que posso exprimir muitas coisas…alegria, tristeza, amor, tudo… Uma foto deixou de ser apenas um papel para mim. Numa foto podes ver o mundo, se quiseres.”

No final do projeto, a avaliação dos jovens foi muito positiva, uma vez que todos reconheceram a sua participação como muito importante. A fotografia era uma área conhecida de todos, sobretudo através das redes sociais, mas nenhum deles a olhava na vertente profissional e técnica que este curso lhes mostrou. A formação proporcionou novos objetivos relacionados com o futuro profissional de alguns jovens, que já conseguem auferir algum dinheiro com a realização de pequenas sessões fotográficas entre amigos.

Sobre o impacto do curso, Viviana Tomás revela: “Para mim, foi um grande passo, este que a AMI deu, ao criar este projeto, que conseguisse ao mesmo tempo proporcionar um curso a alguns jovens e em paralelo, ter acesso a uma câmara. Foi excecional!”

Liliana Magalhães complementa: “Aprendi imenso. Aprendi como se tira realmente fotos. Senti muita diferença antes e depois do curso. Ando sempre de câmara na mão, a tirar fotos às pessoas, às paisagens…Gosto muito de tirar fotos sozinha…às paisagens…. Adorava fazer eventos, trabalhos na área da fotografia…adorava seguir esta área. Ainda tenho muito que aprender, claro….Sinto isso, mas adorava ter uma oportunidade neste mundo…”

E termina com um agradecimento: “Muito obrigada por esta oportunidade. Mudou completamente a minha vida. Agora tenho uma câmara fotográfica que me vai permitir aperfeiçoar esta capacidade, esta forma de ver o mundo e vê-lo de maneira diferente.”

Face ao sucesso da iniciativa, está já prevista uma terceira edição para 2018, desta vez, na Ilha Terceira, nos Açores.