AMI no Fórum Europeu de Proteção Civil 2018

forumeuropeuprotecaocivil

A AMI está a participar no Fórum Europeu de Proteção Civil 2018, a decorrer nos dias 5 e 6 de março nas instalações da Comissão Europeia, em Bruxelas.

Sob o tema “A Proteção Civil num Cenário de Alterações do Risco”, o objetivo primordial da iniciativa consiste em proporcionar uma plataforma de discussão com as partes interessadas sobre questões políticas urgentes que possam moldar o desenvolvimento futuro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE).

Simultaneamente é uma boa oportunidade para refletir sobre o papel atual e futuro do mecanismo europeu de resposta a riscos de grandes dimensões, abrindo o debate sobre novas formas de cooperação entre os Estados Membros da União Europeia e os agentes locais.

Participam neste fórum representantes de governos, universidades, autoridades de proteção civil, primeiros socorros, organizações internacionais, instituições europeias e outras partes interessadas no sentido de partilhar conhecimento e formular recomendações para fortalecer a implementação do Mecanismo de Proteção Civil da UE.

Face à sua experiência de intervenção em catástrofes, embora, sobretudo, em países em desenvolvimento, a AMI procura manter-se atualizada sobre as estratégias adotadas relativamente à proteção civil na Europa, novas formas de cooperação e sobre as linhas de financiamento disponíveis para implementação de projetos de ação humanitária em território nacional ou internacional.