Tanzânia: Juntos pela proteção do meio ambiente

tanzania.jpg

 

Na Tanzânia, iniciaremos em breve um projeto ambiental de gestão de resíduos. Em parceria com Organização Não Governamental Sea Sense, vamos melhorar as práticas de gestão de resíduos numa extensa área situada a 135km de Dar es Salaam, capital comercial da Tanzânia.

A principal fonte de rendimentos nesta região é garantida sobretudo pela agricultura, pesca e exploração de recursos florestais. A pesca do camarão é a mais importante, empregando mais de 3 mil pescadores. Esta forma de subsistência está cada vez mais ameaçada pela má gestão do meio ambiente marinho. Resíduos sólidos são frequentemente despejados em praias onde se faz secagem de peixe e em cursos de água. Mais de 70% das doenças assistidas em unidades de saúde na Tanzânia estão relacionadas com água e saneamento. A ausência de práticas de gestão de resíduos produz uma contaminação ambiental cada vez mais intensa e perigosa. Para além do risco associado à saúde humana, os ecossistemas de que estas comunidades piscatórias dependem estão a ser fortemente danificados.

Este projeto será implementado em dois distritos, apoiando 15 comunidades num total de 5.280 beneficiários. Serão realizadas diversas atividades formativas com alunos de seis escolas secundárias, dotando-os de práticas eficazes de gestão de resíduos ao longo de um programa educativo. Está ainda previsto treino de ativistas comunitários em gestão de resíduos e a realização de ações que promovam a proteção do ambiente, saúde e cidadania. Finalmente, iremos envolver cidadãos de comunidades costeiras em práticas de gestão de resíduos que beneficiem a saúde e bem-estar social e reduzam a pesca de espécies de elevado valor de biodiversidade.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>