O “Linka-te aos Outros” já tem vencedor

Linkateaosoutros_Site

“Envelhecer Ativamente” é o nome do projeto vencedor desta 8ª edição do “Linka- te aos Outros”. Dirigido a alunos do 7º ao 12º ano, este prémio da AMI visa potenciar a consciência social da juventude, incentivando a criatividade e o voluntariado.

Apresentado pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento de Marco de Canavezes (EPAMAC), este projeto tem como beneficiária a população idosa local.

A ideia é a aquisição de recursos /equipamentos que permitam dinamizar o dia-a-dia dos idosos, com atividades e dinâmicas que promovam um envelhecimento ativo e de qualidade, proporcionando o bem estar diário e a manutenção de algumas capacidades motoras e sociais, e por consequência, a autonomia individual dos beneficiários do projeto.

Lançado em 2010 nas escolas de todo o país, o prémio “Linka-te aos Outros”, conta com a chancela do Direção Geral da Edução e já selecionou e financiou dezenas de projetos, com um total acima dos 20 mil euros. Do apoio a famílias carenciadas ao acompanhamento a idosos, os objetivos e ações dos estudantes têm gerado um impacto social importante. A AMI continuará a encorajar e a envolver os jovens nestas ações, pois acredita que são capazes de alterar realidades socialmente injustas e, simultaneamente, cativar outros para ações solidárias e socialmente transformadoras.

No final da 7ª edição do Linka-te aos Outros foi realizado um questionário aos intervenientes nos projetos vencedores. Ficam aqui alguns dos resultados:

1- Sentiram que que teve um valor acrescido para o desenvolvimento do(as) alunos (as) no que diz respeito ao voluntariado e cidadania?
Sem dúvida. (os alunos) sentiram-se conscientes da necessidade de cada vez mais, preencherem os seus tempos vagos na ajuda a quem mais necessita. Sentiram prazer na ajuda que deram.

Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima-Esc. Sec. de Ponte de Lima

Projeto: os técnicos de saúde vão à montanha

2- Sentiram que teve um valor acrescido para o desenvolvimento do(as) alunos (as) no que diz respeito ao voluntariado e Cidadania?
Sim, sem dúvida. O projeto” Linka-te aos Outros” motiva os alunos para uma ação no terreno e visa a resolução e um problema concreto, dando-lhes consciência cívica e humanitária. Os alunos que integram este projeto desenvolvem um atitude solidária e têm uma excelente oportunidade para adquirirem e potenciarem as suas competências pessoais através da ação-trabalho voluntário (..)

Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (Clube Viver a Vida)(Funchal)

Projeto: “ A escola altruísta na promoção da cidadania Ativa e Global”

3- Faz sentido a continuação deste projeto?
O My Camp foi uma forma de combater o desemparo das crianças num período de interrupção letiva. (..) e isto só se poderia ter concretizado com a ajuda que a AMI sempre nos disponibilizou, com a qual estamos extremamente gratas. Deste modo, achamos que o “Linka-te aos Outros” é um projeto que deverá ter continuidade, porque permite que os jovens tenham experiências incríveis e ajudem a sociedade.

Escola Sec. Miguel Torga(Monte Abrão, Sintra)

Projeto: “My camp- onde juntos somos felizes”