AMI reconhecida pelo apoio aos refugiados ucranianos em Coimbra

Desde o início do conflito na Ucrânia, através do Centro Porta Amiga de Coimbra, a AMI já apoiou cerca de 300 refugiados na área habitacional, alimentar, no acesso a cuidados de saúde, apoio jurídico legal e educação. 

A AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional é agraciada hoje, 4 de julho, pela Câmara Municipal de Coimbra com a Medalha de Solidariedade Social – Grau Ouro. A distinção surge no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Centro Porta Amiga de Coimbra no acolhimento e integração de refugiados ucranianos, que escolheram a zona Centro do país para fixar residência. 

No Dia da Cidade de Coimbra, além da AMI, a Câmara Municipal de Coimbra distingue outras 10 instituições e personalidades em sessão solene comemorativa agendada para as 15h00, na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco. 

Através do Centro Porta Amiga de Coimbra são cerca de 300 os refugiados ucranianos que têm acesso a apoio alimentar, habitacional, legal, educativo, cuidados de saúde, apoio jurídico e aulas de português. 

“Coimbra é uma das regiões onde a comunidade ucraniana mais se tem concentrado e, sobretudo, encontrado uma resposta organizada e imediata, para retomar as suas vidas” afirma Paulo Pereira, diretor do Centro Porta Amiga de Coimbra.  

Naquele centro as aulas de português representam um ponto forte na integração da comunidade ucraniana. “Passou um ano desde que a primeira turma de português abriu no Centro Porta Amiga de Coimbra”, conta Paulo Pereira. Até ao presente, 114 pessoas formaram sete turmas e, através de noções base de português conseguiram integrar-se em Portugal para fixar residência a médio ou longo prazo, vindas da Ucrânia. 


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>