Partida para o terreno em novembro 2016 Envio de candidaturas para [email protected] OBJETIVOS DO POSTO O Coordenador responsável pela vertente Saúde deve acompanhar e implementar as atividades do projeto de Saúde Comunitária presentemente a ser implementado pela AMI na Região de Quinara, na Guiné-Bissau. Deverá ainda assessorar o Chefe de Missão em todos os âmbitos respeitantes ao sucesso da implementação do projeto e representação da AMI na Guiné-Bissau. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES Coordenação Vertente Saúde:
- Implementação das atividades;
- Gestão, Formação e Supervisão da equipa local afecta ao projeto;
- Compilação, tratamento e análise dos dados estatísticos do projeto;
- Monitoria e avaliação dos resultados e objectivos do projeto;
- Elaboração de relatórios mensais e trimestrais de projeto;
- Apoio na seleção e preparação de equipas locais;
Gestão financeira do projeto; Representação da AMI, juntamente com o chefe de missão (reuniões com entidades sempre que necessário); Apoio no estabelecimento de contactos, elaboração e/ou apresentação de projetos a financiamento; Apoio na elaboração de relatórios e documentos internos destinados à sede da AMI em Lisboa. Exemplos de algumas atividades a cargo do gestor de projeto:
- Acompanhamento da promoção das Práticas Familiares Essenciais (PFE) pelos Agentes de Saúde Comunitária (ASC) aos agregados familiares identificados;
- Acompanhamento da identificação e sinalização das grávidas e crianças com menos de cinco anos de idade;
- Supervisão do acompanhamento mensal aos ASC;
- Acompanhamento da realização de entrevistas de satisfação aleatórias a agregados familiares cobertos pela saúde comunitária;
- Acompanhamento das reuniões mensais de planeamento e operacionalização regional para a saúde comunitária junto da Direção Regional de Saúde;
- Acompanhamento das reuniões mensais de operacionalização da saúde comunitária com os ASC;
- Apoio na gestão de incentivos baseados em performance para a promoção das PFE aos ASC;
- Acompanhamento de Formações realizadas aos ASC;
- Participação na realização semestral da monitorização descentralizada da cobertura dos serviços dos centros de saúde da região.
PERFIL PRETENDIDO Requisitos obrigatórios:
- Formação superior na área das ciências sociais ou saúde e/ou experiência profissional na área da Cooperação para o Desenvolvimento;
- Experiência em projetos de Cooperação para o Desenvolvimento;
- Experiência de trabalho/voluntariado em países em desenvolvimento;
- Capacidade de adaptação a contextos isolados e condições adversas;
Requisitos preferenciais:
- Experiência prévia na Guiné-Bissau;
- Experiência com projetos na área da saúde materno-infantil;
- Conhecimentos de gestão financeira;
- Domínio de ferramentas Office (WordTM; ExcelTM);
- Experiência na área de formação;
- Espírito de trabalho em equipa.
CONDIÇÕES
- Duração: 1 ano, com possibilidade de renovação.
- Local de trabalho: Guiné-Bissau, região sanitária de Quinara, cidade de Buba (base da missão).
- Condições oferecidas: Pacote de benefícios tabelado, que inclui mensalmente: ajudas de custo e subsídio de alimentação. É também disponibilizado alojamento e seguro internacional durante todo o período em missão. A Fundação AMI assegura também a viagem de início e fim da missão.
PROCESSO DE SELECÇÃO Os interessados deverão enviar o mais brevemente possível um e-mail de candidatura, anexando o seu currículo vitae e carta de motivação para: Fundação AMI/Ângela Pedroso: [email protected] Os candidatos seleccionados na primeira fase serão convidados a realizar uma entrevista na sede. Por motivos de urgência a vaga será preenchida assim que se encontrar o perfil adequado. Após ser selecionado, o voluntário deverá partir para o terreno o mais rapidamente possível (Novembro de 2016). A AMI só dará resposta às candidaturas pré-selecionadas para entrevista.