AMI Alimenta

O que é?

AMI Alimenta é o rebranding da 1º Marca Nacional de Solidariedade – SOS Pobreza – lançada em 2012. Tem na sua essência o consumo saudável e sustentável e a primazia pela produção nacional. As receitas do projeto revertem para as missões solidárias da AMI.

O AMI Alimenta responde a três vertentes de sustentabilidade; Económica porque contribui para a produção nacional; Ambiental porque reduz a pegada ecológica com a minimização das deslocações dos produtos que são produzidos e consumidos em Portugal ; Social porque luta contra a pobreza canalizando os fundos angariados para as missões da AMI.

O projecto é dirigido a todos os cidadãos que querem ajudar a alavancar a economia portuguesa ao escolherem produtos nacionais e de boa qualidade a um preço justo. Ao escolher AMI Alimenta está a ajudar uma causa sem despender dinheiro extra, apenas comprando produtos que já compraria de qualquer forma, para seu próprio consumo.

No início de 2017 o projeto AMI Alimenta conquistou o Prémio Cinco Estrelas para o melhor projecto de Responsabilidade Social. Os resultados obtidos nos testes e estudo de mercado permitem afirmar que a AMI Alimenta é uma marca considerada pelos consumidores como muito boa. 

Qual é o objectivo do projecto?

Uma das preocupações da AMI sempre foi a sua independência financeira e ao longo dos anos tem procurado novas fontes de financiamento para não sobrecarregar os seus doadores, sejam eles o Estado, as Empresas ou os Indivíduos. Neste sentido tornou-se essencial que estas fontes de financiamento fossem inovadoras e criativas mas que tivessem sempre na sua essência o apoio às Missões da AMI em Portugal e nos paises onde a AMI atua.

Neste contexto é criado o projeto SOS Pobreza, a 1ª Marca Nacional de Solidariedade, que teve o seu rebranding em 2016, que visa proporcionar ao consumidor a primeira gama de produtos socialmente responsável.

Este projeto social está assente no respeito pela sustentabilidade das empresas e produtores envolvidos e na primazia à produção nacional. Os produtores nacionais recebem de forma justa e sustentável, os distribuidores comprometem-se a proporcionar condições especiais para a marca, tendo em conta os seus objetivos socias e os consumidores podem comprar um produto a um preço justo, podendo ajudar uma causa sem desembolsar mais dinheiro, apenas consumindo produtos que já comprariam de qualquer forma, para seu próprio consumo.

O AMI Alimenta , à luz da definição da OCDE que estabelece que empreendedorismo, ou atividade empreendedora, é “toda a ação humana com carater empresarial que busca a criação de valor através do estabelecimento ou expansão da atividade económica, pela identificação de novos produtos, processos e mercados”, pode caracterizar-se como Empreendedorismo Social e/ou como um Negócio Social por ter na sua génese o compromisso assumido da empresa co-fundadora do projeto de entregar a AMI a receita líquida total da venda dos produtos e por ambos os parceiros fundadores estarem comprometidos a lutar conjuntamente contra a Pobreza em Portugal, criando valores partilhados, estabelecendo a manutenção de postos de trabalho locais, fomentando a produção nacional, financiando projetos que visam o apoio social, e alertando consciências, fator que é transversal a todos os envolvidos nesta cadeia de valor.

Quais os impactos económicos, sociais e ambientais pretendidos?

Por ser um projecto que estimula o crescimento sustentável, que aumenta a competitividade e que contribui para a manutenção dos postos de trabalho pode ser considerado um projecto de inovação social. Os parceiros envolvidos têm uma filosofia de valores sociais que foi reforçada ao juntarem-se a esta marca solidária, contribuindo para alertar consciências e despertando o consumidor para uma inovadora forma de ajudar quem mais precisa.

Na perspetiva da estratégia de preço justo, a marca solidária tem um posicionamento ligeiramente acima das marcas dos distribuidores, essa foi a condição para o AMI Alimenta estar nos lineares das lojas, por isso a apetência para a compra destes produtos terá que ser sobretudo pela qualidade, origem e valor social em detrimento do preço mais baixo.

O AMI Alimenta tem no seu ADN um valor social que se coaduna com a vertente económica e ambiental de sustentabilidade. Como entidade de renome e de interesse público, a AMI garante a notoriedade da marca, estabelecendo a credibilidade sobre o objetivo social, tendo a responsabilidade de gerir a Comunicação & Marketing e assegurar que as receitas sejam aplicadas nas suas missões humanitárias.

Lojas

Pode encontrar os produtos AMI Alimenta nas seguintes lojas:

  • Continente Colombo
  • Continente Telheiras
  • Continente Vasco da Gama
  • Continente Oeiras
  • Continente Cascais
  • Continente Amadora
  • Continente Rio Sul do Seixal
  • Continente Aveiro
  • Continente Coimbra Shopping
  • Continente Forum Coimbra
  • Continente Gaia Shopping
  • Continente Guia
  • Continente Guimarães
  • Continente Matosinhos

Embaixadorchefhelioloureiro_amialimenta_edited

“Ser o Embaixador da AMI Alimenta, a primeira marca nacional de solidariedade, é para mim uma honra e um dever. Dever de cidadania, dever enquanto gastrónomo, pela excelência dos produtos, dever de incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, dever em promover produtos sustentáveis em harmonia com o meio ambiente. É uma honra porque estar com a AMI é promover o Homem e a sua dignidade.”

Chef Hélio Loureiro

Embalagens

Galeria de imagens

Testemunhos de clientes

“Agrada-me o facto do lucro obtido ser distribuído por quem mais precisa, e pelos produtos manterem os parâmetros de qualidade exigidos e equiparáveis aos produtos disponíveis no mercado, especialmente no que se refere aos produtos de 1ªnecessidade.”

Paulo Silva, Lisboa

“É um projeto muito bom que devia ter mais projeção mediática e maior adesão. É uma forma inteligente da instituição obter fundos necessários para continuar a sua ação social.”

Mariana Andrade, Porto

“É um projeto interessante porque ajuda a população e incentiva a alimentação sustentável.”

Alexandre Rodrigues, Coimbra

Notícias

Forum Consumo | Prémios Consumus Dixit 2016 |Melhor  Projeto de ONG 

Grande Consumo

Hipersuper | AMI dá novo fôlego à primeira marca solidária no País 

Marketeer | Produtos da AMI à venda no Intermarché 

Hipersuper | PRODUTOS FRESCOS DA AMI ALIMENTA ENTRAM EM 150 LOJAS DO INTERMARCHÉ 

Tech ITT AMI Alimenta: Porque ajudar é mesmo um bem essencial 

Diário Noticias | AMI Alimenta chega aos supermercados 

AgroNegócios | Alimentaria&Horexpo Lisboa estabelece parceria com AMI Alimenta 

Turisver | Alimentaria&Horexpo em parceria com a AMI Alimenta  

TecnoAlimentar | Alimentaria&Horexpo Lisboa estabelece parceria com AMI Alimenta 

Store Magazine | AMI Alimenta promove produtos solidários na Alimentaria 

Store Magazine | Intermarché apoia iniciativa AMI Alimenta 

Frutas, Legumes e Flores | Produtos solidários AMI Alimenta à venda no Intermarché 

Materiais da campanha

Cartaz (PDF)
Flyer (PDF)
Anúncio Imprensa 01 (PDF)
Anúncio Imprensa 02 (PDF)
Imagem Linkedin – 646x220px (JGP)
Imagem Instagram – 1080x1080px (JPG)
Imagem de Capa Facebook – 851x315px (JPG)