AMI é Cinco Estrelas!

No âmbito do Prémio Cinco Estrelas 2018, a AMI recebeu hoje duas distinções, em duas categorias diferentes: o Prémio de Personalidade do Ano na área de Solidariedade, atribuído ao Presidente da AMI, Fernando Nobre, e o prémio para o Melhor Projeto de Responsabilidade Social atribuído ao projeto Aventura Solidária.

Ambas as certificações atribuídas à AMI respondem a uma exigente metodologia, sendo que, no caso do Prémio Personalidade, o método de avaliação passa por várias fases entre elas a recolha de informação, caracterização da amostra, questionário, notoriedade espontânea, confiança e diferenciação.

Para a identificação e avaliação das Personalidades Cinco Estrelas foram consideradas as seguintes variáveis: Notoriedade – Identificação livre e espontânea das Personalidades; o Humanismo, característica identificada pelos consumidores como sendo a mais relevante na área da Solidariedade; Satisfação – qualidade geral da função desempenhada; Confiança – Credibilidade que transmite; Inovação – forma diferenciadora como exerce a sua função.

No caso da Aventura Solidária, houve uma candidatura a esta certificação que é primeiramente avaliada por um comité que aferiu duas características principais que definem o projeto e que são diferenciadores face a outros projetos do mesmo segmento e que de alguma forma explicam o seu conceito: “experiência única e enriquecedora ao nível pessoal e humano e uma viagem que marca para a vida”. Também foram avaliadas as atividades lúdicas e culturais incluídas no programa da Aventura Solidária, uma vez que se trata de uma viagem não só de voluntariado mas também de lazer.

O impacto do projeto junto da comunidade que é apoiada; a diversidade intercultural; a experiência única e enriquecedora ao nível pessoal e humano; uma viagem que alia o voluntariado e lazer e a qualidade das atividades lúdicas e culturais incluídas no programa são os principais atributos que foram transmitidos pelos aventureiros solidários que participaram no inquérito de satisfação. Foi também realizado um estudo de mercado na categoria de consumo com um total de 1543 pessoas a participar e que consideraram esta iniciativa um projeto Cinco Estrelas.

Ao longo do ano, a organização do Cinco Estrelas vai, através de vários momentos de comunicação próprios na impressa generalista e na radio, divulgar ambos os Prémios atribuídos à AMI.