Formação

A formação tem sido uma preocupação constante nas linhas de atuação da AMI. Com início em 1995 de um Clube de Emprego em Lisboa, foram preconizadas formas mais organizadas de formar e informar o(a)s beneficiários(as) deste serviço de apoio ao emprego e à inserção profissional. Em 1997, a AMI tornou-se entidade formadora acreditada pela DGERT – Direção Geral do Emprego e da Formação Profissional e, desde então têm-se realizado diversas ações de formação profissional em várias áreas. A partir de 2009, alargou-se a área de formação certificada para a área da Saúde, razão pela qual se iniciou a gestão da qualidade formativa dos cursos levados a cabo pelo Departamento Internacional. Em 2011, passou também a ser incluído neste processo de atividade formativa, o Gabinete de Socorrismo da AMI. Desde 1995, que vinha sendo levado a cabo o Curso Básico de Socorrismo, entendendo-se necessária a sua integração na área de formação da saúde.

Em 2012, a AMI tornou-se entidade formadora certificada pela DGERT – Direção Geral do Emprego e da Formação Profissional e em 2014 foi novamente alargada a sua área de intervenção formativa certificada, com a inclusão da informática.

Curso Básico de Socorrismo

Objetivo

Conhecer os principais fundamentos associados à temática dos primeiros socorros, dotando os formandos de conhecimentos de técnicas básicas de socorrismo, de forma a conseguir atuar rápida e eficazmente em cenários de acidente ou doença súbita.

Destinatários

Cidadão comum, profissionais e estudantes ligados à área da saúde / segurança/emergência.

Empresas que lidem com áreas sensíveis à ocorrência de acidentes.

Pré-Requisito

Idade igual ou superior a 16 anos; habilitações académicas mínimas de 9ºano; bons conhecimentos de português a nível falado e escrito.

Duração

Carga horária de 16 horas. Os cursos poderão ser realizados durante um fim-de-semana (9h-18h), ou nos dias úteis em horário pós-laboral. 

Data e local da formação

Estes cursos serão ministrados em Lisboa, Porto, Coimbra, Ilha da Madeira e Ilha Terceira (Açores).

Empresas

Para cursos dirigidos a empresas/grupos (entre 12 a 16 formandos) poderão ser propostas diferentes datas e locais de realização da formação, desde que reunidas as condições necessárias para o correto funcionamento da mesma.

Contacte-nos para mais informações.

Método

Sessões teórico-práticas: método expositivo, demonstrativo e exercícios práticos com o envolvimento dos formandos.

Instrumentos Pedagógicos

  • Manequim de Suporte Básico de Vida Adulto
  • Diverso material de emergência

Credenciação

Curso estruturado de acordo com as normas preconizadas pelo European Resuscitation Council.

Certificado pela DGERT e aprovado pelo Ministério da Saúde, Gabinete do Ministro, Ofício N.º6555 de 07/10/1994.

Avaliação

Contínua. Teste escrito e prático no final do curso.

Critérios de Aprovação

Para que o formando seja aprovado, é necessário que obtenha:

  • Uma classificação igual ou superior a 10 valores nos itens de avaliação teórica, numa escala de 0 a 20;
  • Uma classificação igual ou superior a 10 valores nos itens de avaliação prática (execução sem erros graves), numa escala de 0 a 20;
  • Assiduidade de 75% (é permitida apenas uma falta)

O registo de presenças é realizado, uma vez que é um dos critérios de avaliação.

Valor do Curso

€80 por formando.

€40 Caso seja Amigo AMI ou Voluntário inscrito.

Para cursos a realizar fora de Lisboa, contacte-nos para conhecer as nossas condições.

Documentação

Será entregue a cada participante um manual de técnicas de socorrismo.

Conteúdo Programático

  • Revisão da anatomia e fisiologia humana;
  • Princípios gerais do socorrismo;
  • Riscos para o reanimador;
  • Cadeia de Sobrevivência;
  • Sistema Integrado de Emergência Médica- SIEM;
  • Suporte Básico de Vida: teoria e prática;
  • Introdução à Desfibrilhação Automática Externa- DAE;
  • Obstrução das vias aéreas, manobras de desobstrução;
  • Introdução ao trauma;
  • Traumatismo Cranioencefálico, Vertebro-Medular, Torácico e Abdominal;
  • Feridas, choque e hemorragias;
  • Abordagem do politraumatizado: teoria e prática;
  • Queimaduras;
  • Fraturas;
  • Convulsões;
  • Enfarte Agudo do Miocárdio- EAM;
  • Acidente Vascular Cerebral- AVC;
  • Diabetes;
  • Intoxicação.

Revalidação

Para efeitos de revalidação da formação, deverá demonstrar interesse nesse sentido, informando o Gabinete de Socorrismo no período máximo de um mês após a data de validade do curso,

O valor a pagar pela revalidação será de 50% do valor total do Curso Básico de Técnicas de Socorrismo.

A revalidação só se aplica a casos em que a frequência do curso que expirou validade, foi ministrado pela AMI.

Datas

30 e 31 janeiro, 2024

Para mais informações, por favor, envie e-mail para [email protected]

Cursos de Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento

A Ação Humanitária e a Cooperação para o Desenvolvimento têm uma importância crescente no contexto internacional. Torna-se  cada vez mais fulcral a preparação adequada e especializada dos profissionais que atuam nestas áreas. A AMI tem promovido nos últimos anos formações direcionadas a voluntários internacionais, com vista a fornecer-lhes ferramentas para a sua integração em projetos internacionais.

As próximas formações são:

Formação Voluntários Internacionais | Geral e Emergência

Datas a definir para 2024

Objetivo geral

Introduzir conceitos e fazer o enquadramento sobre a intervenção das ONG, Associações e outras entidades na ação humanitária e cooperação para o desenvolvimento em países em desenvolvimento.

Para tal, são introduzidos temas como as Assimetrias Mundiais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a introdução à Gestão de Ciclo de Projeto, a Saúde Tropical, entre outros.

Destinatários

Pessoas interessadas nas temáticas da ação humanitária e de cooperação para o desenvolvimento, que pensem vir a trabalhar no terreno com organizações da área, seja no setor da saúde, seja noutros setores.

Requisitos de Candidatura

Formação superior ou frequência do ensino superior.

Metodologia em E-Learning (na plataforma Moodle):

O curso terá um conjunto de sessões síncronas que serão dadas na parte da manhã. Da parte da tarde, têm lugar as sessões assíncronas com a disponibilização de conteúdos online e com a realização de fóruns sobre as temáticas das sessões desse dia.

Contactos

Departamento Internacional

E-mail: [email protected]

Rua José do Patrocínio, nº 49, Marvila
1959-003 Lisboa

Tel.: 218 362 100 / Fax: 218 362 199

O que dizem os nossos formandos

“E num instante a formação terminou! E queremos mais! Agradeço a forma como as formadoras partilharam o seu conhecimento connosco, a empatia, o profissionalismo e a capacidade de trabalho que demonstraram ao longo destes dias.

Os temas foram ao encontro dos objetivos propostos pelo programa, bem como a apresentação dos temas e dos diapositivos. As respostas às nossas questões foram igualmente muito esclarecedoras.

Senti-me muito acolhida pela AMI e agradeço esta oportunidade única! Muito sucesso para tod@s e boa missão, longe ou perto!” – Rosa Vieira (professora)

“Partir em missão não começa só no dia da viagem. Pode e deve começar com as formações da AMI, que nos preparam tão bem para o terreno. A formação sobre Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento além de ser bastante completa a nível teórico, também fomenta o pensamento crítico sobre vários temas, é bastante interativa e fornece muito material formativo interessante para um estudo mais aprofundado.

Boas aventuras, felizes missões e pode ser que nos encontremos pelo mundo.” – Ana Rita Maurício (enfermeira)

“Sigo o trabalho da AMI há algum tempo e poder fazer esta FVI é algo que me orgulha. Aguçaram mais em mim a procura do saber sobre todos os temas abordados…ainda não parei.

O simples pensar sobre Desenvolvimento Sustentável é o degrau para a constatação de quanto tudo no nosso pequeno mundo se move por um mundo que é de todos. E que um dia eu esteja preparada para assumir um posto numa missão convosco e assumir os princípios AMI. Muito obrigada.” – Diana Silva (médica)

A Fundação AMI está certificada nas áreas de educação e formação de Trabalho Social e Orientação (código 762), Alfabetização (código 080), Desenvolvimento Pessoal (código 090), Saúde (código 729) e informática na óptica do utilizador (482). A Fundação AMI apresenta uma oferta formativa composta por vários cursos, nomeadamente para desenvolvimento de competências pessoais d(as)os seus Colaborador(as)es e Voluntári(as)os, para a população apoiada pelos Equipamentos Sociais, dos cursos de Socorrismo e dos cursos para Voluntários Internacionais (Geral; Coordenadores e Intervenção em Emergência).

DGERT Entidade Formadora Certificada