Como posso ajudar nesta missão?
Fim: Agosto 2022
Custo: €80.000 / AMI: €10.736
Parceiros: Cesvi Onlus
Beneficiários: Crianças e famílias refugiadas ucranianas
Apoio à construção de espaço seguro de transição para crianças refugiadas junto à estação de Záhony, na fronteira da Hungria com a Ucrânia.
Desde o início do conflito na Ucrânia que a estação de Záhony se tornou um dos principais pontos de entrada para refugiados ucranianos na Hungria. Foi junto a esta estação que a organização italiana Cesvi instalou um centro de acolhimento temporário para a transição de famílias e crianças.
Em parceria com a Câmara Municipal de Záhony e com o apoio da AMI, a Cesvi está a desenvolver um projeto para a construção de um espaço de transição seguro para crianças refugiadas junto a este centro e a contratação de uma equipa de profissionais especializados para gerir este espaço e prestar apoio às crianças.
A AMI financia parte do recreio junto à tenda de acolhimento das famílias que se encontram de passagem por aquele ponto da fronteira, tendo já anteriormente doado materiais para o cantinho das crianças.
Em julho, a média de chegada de pessoas a Záhony vindas de Chop na Ucrânia, de carro e comboio, foi de 2387 por dia, notando-se um fluxo cada vez maior de pessoas que decidem voltar para a Ucrânia.
9 em 10 pessoas que chegam a Záhony são mulheres e crianças, às quais, na sua maioria, é pedido para permanecerem na zona da fronteira à espera de regressar para a Ucrânia. É também, cada vez mais frequente, a chegada de crianças com doenças físicas e psicológicas, a precisarem de especial atenção na zona de transição e na tenda de acolhimento da Cesvi.
Com a diminuição do número de chegadas, diminuiu também o número de comboios para Budapeste, o que leva a que as pessoas que chegam da Ucrânia fiquem mais tempo na tenda de transição. O tempo médio de transição passou de 30 minutos para 2-5 horas. A estação ferroviária de Záhony é atualmente o principal ponto de transição de entrada e saída da Hungria.
O cantinho das crianças disponível na tenda precisava de uma remodelação com novos materiais e uma expansão do espaço exterior, mas precisava também de especialistas para responder às necessidades de apoio a crianças neste espaço de transição. Assim, o projeto baseou-se, não só na melhoria dos espaços da tenda de transição, mas também na contratação de especialistas, financiada pela Unicef.
Diariamente, passam pela tenda do espaço de transição da Cesvi 25 a 35 crianças. Duas vezes por semana realizam-se neste espaço atividades de boas-vindas às crianças na comunidade de acolhimento.
Veja o detalhe das outras missões a decorrer no âmbito da campanha Emergência – Ucrânia:
Aulas de língua romena para famílias refugiadas ucranianas na região de Oradea, Roménia
Grupos móveis para apoio a deslocados internos em Khmelnitsky, Ucrânia
Ajuda medicamentosa a clínica em Uzhhorod, Ucrânia
Vouchers para aquisição de medicamentos, para os refugiados ucranianos em Chisinau, Moldávia
Assistência à integração de famílias e crianças refugiadas ucranianas na Roménia
Apoio à construção de espaço seguro para crianças refugiadas em Záhony, Hungria