Sampurna – Prevenção e Gestão de Desastres

Índia

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Início: Janeiro 2018
Fim: Agosto 2021
Custo: Total: 46.461,86 EUR; AMI: 45.000 EUR
Parceiros: KBMBS - Kalibata Bidhan Manab Bikash Samity
Beneficiários: Diretos: 180 agentes comunitários de 30 comunidades diferentes. Indiretos: 102239 pessoas, sendo que 83329 são os residentes das 30 comunidades e 18810 são residentes das regiões ao redor das comunidades alvo.

Projeto de gestão e mitigação de danos causados por catástrofes naturais, a ser implementado no distrito de Howrah, zona ocidental de Bengala, India, por um período de 3 anos.

Localizado numa zona bastante vulnerável, dada a presença de quatro grandes rios nas suas redondezas (o Hoogly, o Mundeswari, o Rupnarayan e o Damodar), o distrito de Howrah atravessa anualmente períodos de chuva abundante, que causam o aumento do caudal dos rios e provocam cheias destruidoras. Consequentemente, as comunidades que ali residem, passam todos os anos por perdas humanas e materiais drásticas que importam atenuar.

É com esse objetivo, o de reduzir a vulnerabilidade da população, do distrito de Howrah, ao impacto das catástrofes naturais que a KBMBS em parceria com a AMI, criou o projeto ” SAMPURNA – prevenção e gestão de desastres”. Com uma duração de 3 anos, e com um financiamento por parte da AMI de 45.000€, o projeto previu a capacitação das comunidades de Amta I, Amta II e Udaynarayapur, no distrito de Howrah, em gestão de riscos e mitigação de desastres, através da formação de agentes comunitários, da criação de “Campos de sensibilização” e da realização de campanhas de reciclagem.

O projeto permitiu capacitar 130 agentes comunitários, conduzir 721 reuniões de grupos de apoio e realizar 229 sessões nos “Campos de sensibilização”, abordando os mais variados temas na área de gestão de riscos e mitigação de desastres. Para além das atividades planeadas, o projeto também contemplou duas ações pontuais de resposta à pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021, bem como um apoio de emergência no âmbito da resposta ao Ciclone Amphan, em maio de 2020. A primeira resposta Covid-19 consistiu na distribuição de alimentos e bens essenciais à população mais afetada pelo confinamento.  A segunda resposta, em 2021, contemplou, além da distribuição de medicamentos, um programa de telemedicina. 

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