
Em 2017 e 2018 as florestas portuguesas foram gravemente afetadas pela ocorrência de incêndios. Para fazer face à necessidade de recuperação e reabilitação destes terrenos, a AMI direcionou o projeto Ecoética, existente desde 2011, para a reflorestação de terrenos deflagrados pelos incêndios.
O projeto Ecoética Pós Incêndios tem como grande finalidade a reabilitação de terrenos ardidos localizados em todo o território nacional. Os terrenos são públicos ou de gestão pública e as ações são de carácter exclusivamente conservacionista, sem qualquer objetivo comercial.
Desde o seu início, em 2011, o projeto Ecoética já permitiu a reabilitação e reflorestação de mais de 200.000 m2 de terreno. Devido à elevada área de floresta ardida em Portugal, no verão de 2017, a AMI direcionou a sua intervenção para as florestas ardidas, tendo sido recuperados 100.000 m2 de terreno desde então.
Com o intuito de fortalecer a relação entre os participantes e os terrenos intervencionados, todos estes são georreferenciados, sendo as coordenadas geográficas cedidas aos doadores e/ou voluntários. Esta iniciativa permite que os participantes acompanhem a evolução da reflorestação do terreno, contribuindo ainda para a sua vigilância.