Como posso ajudar nesta missão?
Ir ao encontro da população sem-abrigo que permanece na rua e, através de uma intervenção multidisciplinar, responder às suas necessidades e prevenir a exclusão social definitiva em freguesias delimitadas dos Concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia.
A Equipa de Rua do Porto e Vila Nova de Gaia tem como objetivo ir ao encontro da população em situação de sem-abrigo que permanece na rua e, através de uma intervenção multidisciplinar, responder às suas necessidades e prevenir a exclusão social definitiva em freguesias delimitadas dos Concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia. Depois de estabelecida uma relação de confiança, é possível acompanhar cada caso de acordo com as dificuldades apresentadas e encaminhá-lo para o Centro Porta Amiga e/ou outras instituições adequadas.
Em 2023, a Equipa de Rua de Porto e Gaia da AMI apoiou 168 pessoas, das quais 41 representam novos casos.
No seu conjunto, as Equipas de Rua da AMI, em Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia, acompanharam um total de 406 pessoas em situação de sem-abrigo, mais 49% face a 2022. Foram atendidas pela primeira vez 202 pessoas em situação de sem-abrigo, mais 87% face a 2022.