DESCRIÇÃO:
A AMI é uma Organização Não Governamental portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos. Desde a sua fundação, a 5 de Dezembro de 1984, a AMI assumiu-se como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas de guerra em qualquer parte do Mundo.
O/A candidato/a selecionado/a irá integrar a Missão da Fundação AMI na Guiné-Bissau, sedeada na Região de Quinara.
O projeto “Intervenções de Alto Impacto: Saúde Comunitária em Quinara 2014-2016” teve início em maio de 2014 e decorrerá até julho de 2016. Tem como objetivo geral “Contribuir para a disponibilidade de serviços de saúde de proximidade às grávidas e crianças menores de 5 anos da Região Sanitária de Quinara”.
OBJECTIVOS DO POSTO DE TRABALHO:
O Chefe de Missão é o principal representante da AMI no país.
Deverá, por isso, coordenar a missão da AMI na Guiné-Bissau (Regiões de Quinara e Bolama), ao nível da gestão das equipas, recursos e contactos, bem como, garantir a implementação e seguimento do projeto “Intervenções de Alto Impacto: Saúde Comunitária em Quinara 2014-2017”, gerindo a parceria com a entidade co-financiadora (UNICEF) no terreno.
Deverá, também, apoiar e supervisionar eventuais projetos que sejam implementados na Região Sanitária de Bolama.
Deverá, ainda, propor estratégias de atuação futuras da AMI ao nível da saúde, elaborar e/ou apresentar projetos a financiamento e trabalhar em estreita articulação com o desk responsável, na sede, pela Guiné-Bissau.
Funções e responsabilidades:
1 – Ao nível da Chefia de Missão:
- Representação da AMI (reuniões com outras entidades sempre que necessário);
- Gestão das parcerias existentes e desenvolvimento de novas parcerias;
- Exploração de novas linhas de financiamento e financiadores;
- Supervisão das equipas e projetos da AMI nas Regiões Sanitárias de Quinara e Bolama;
- Gestão da equipa expatriada (Quinara e Bolama):
– Execução dos procedimentos oficiais para a entrada, permanência e saída do país;
– Apoio e gestão da integração na missão e na equipa expatriada;
– Apresentação de novos elementos a organizações e outros interlocutores;
– Supervisão do cumprimento de procedimentos internos;
- Gestão da equipa local (Quinara e Bolama):
– Selecção e contratação;
– Supervisão das tarefas a realizar.
- Gestão logística dos recursos da AMI (casas, veículos, bens de missão);
- Gestão financeira e contabilidade da missão;
- Elaboração de relatórios e documentos internos destinados à sede da AMI em Lisboa;
- Manutenção de um contacto regular com a sede que inclui a produção de relatórios internos periódicos;
- Outras tarefas pontuais.
2 – Ao nível da gestão do projecto de saúde comunitária na Região Sanitária de Quinara:
- Implementação de algumas das atividades do projeto;
- Supervisão e apoio na implementação das restantes actividades do projeto;
- Capacitação de parceiros locais na área da gestão;
- Monitoria e avaliação;
- Gestão administrativa, financeira e logística;
- Elaboração de relatórios para financiadores nacionais e internacionais;
- Participação em grupos de trabalho relacionados coma área de saúde comunitária no país.
PERFIL PRETENDIDO:
Requisitos obrigatórios:
- Formação superior na área das ciências sociais ou saúde e/ou experiência profissional na área da Cooperação para o Desenvolvimento;
- Experiência comprovada em gestão de ciclo de projetos de Cooperação para o Desenvolvimento;
- Experiência de trabalho/voluntariado em países em desenvolvimento;
- Capacidade de representação institucional;
- Domínio de ferramentas Office;
- Capacidade de integração em ambiente multidisciplinar e gestão de equipas;
- Capacidade de adaptação a contextos isolados e condições adversas;
- Espírito de trabalho em equipa.
Requisitos preferenciais:
- Experiência prévia na Guiné-Bissau;
- Experiência / conhecimento prévio da Saúde Comunitária na Guiné-Bissau;
- Experiência em capacitação de parceiros locais.
CONDIÇÕES:
- Duração: 6 meses, eventualmente renovável.
- Local de trabalho: Guiné-Bissau, região sanitária de Quinara, cidade de Buba (base da missão), com deslocações à Ilha de Bolama e Bissau.
- Condições oferecidas: Pacote de benefícios tabelado, que inclui mensalmente: ajudas de custo, subsídio de coordenação, subsídio de alimentação. É também disponibilizado alojamento e seguro internacional durante todo o período em missão. A Fundação AMI assegura também a viagem de início e fim da missão.
PROCESSO DE SELECÇÃO
Os interessados deverão enviar o mais brevemente possível um e-mail de candidatura, anexando o seu currículo vitae e carta de motivação para: Fundação AMI/Ângela Pedroso: [email protected]
Os candidatos seleccionados na primeira fase serão convidados a realizar uma entrevista na sede.
Por motivos de urgência a vaga será preenchida assim que se encontrar o perfil adequado.
Após ser selecionado, o voluntário deverá partir para o terreno o mais rapidamente possível (mês de março 2016).