ODS em ação

ODS em Ação

Os “ODS em Ação” é um projeto que resulta de uma parceria entre a Fundação AMI e a Help Images – Associação de Promoção e Apoio à Solidariedade Social e é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Através dele, pretendemos contribuir para uma sociedade mais informada e ativa na promoção do desenvolvimento sustentável e no respeito pelos Direitos Humanos.

Esta iniciativa surge na sequência de sessões de informação que a AMI já desenvolve há muitos anos, nas escolas básicas e secundárias nacionais, com o objetivo de alertar os estudantes para a realidade social envolvente e para as disparidades de desenvolvimento no mundo. Desde 2015, as sessões são dirigidas em específico aos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Geografia, e abordam os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) definidos até 2015 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. O projeto contempla, numa primeira fase, sessões com os professores e Agrupamentos Escolares (para divulgar a iniciativa, explicar os objetivos dos seminários e sensibilizar para a importância da divulgação dos ODS nas escolas) a realizar nos meses de junho a setembro 2018.

Numa segunda fase, realizar-se-ão seminários com os alunos, entre outubro 2018 e maio 2019, em função dos pedidos das escolas. Essas sessões dinâmicas serão de 90 minutos para grupos com uma dimensão máxima de 60 alunos. Para tal, será utilizado um pacote de materiais de Educação para o Desenvolvimento, entre os quais uma apresentação de powerpoint e um filme informativo sobre os ODS, produzido em português e com uma linguagem adequada às faixas etárias mais jovens. Os materiais didáticos ficarão disponíveis nas escolas para novas utilizações pelo corpo docente, permitindo desta forma um efeito multiplicador dos conteúdos apresentados.

ODS_em_acao_datas_SetOut2

Pretende-se assim disseminar os ODS junto dos jovens portugueses, consciencializá-los para os desafios da cooperação para o desenvolvimento e da ação humanitária e promover uma cidadania ativa, através do estímulo para o voluntariado, com a divulgação de oportunidades de voluntariado nas respetivas regiões.

Conversámos com as coordenadoras do projeto sobre a sua implementação junto da comunidade escolar.

Até que ponto é importante promover os “ODS em Ação” da AMI nas escolas?

Ilda Costa (Responsável da ação de sensibilização nas escolas) – Se este ano estamos a falar dos ODS, já divulgámos neste mesmo contexto os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milénio), um tema que é falado nas disciplinas de Geografia do 9ºano e na de Economia, nos 11º e 12º anos. Os professores contactam a AMI enquanto Organização Não Governamental, não só porque o nosso logotipo está incluído nos manuais escolares, mas também pela credibilidade do trabalho da AMI no mundo. Os contactos têm sido positivos, tanto para nós, como para as escolas e para os alunos, porque ficam sempre muito interessados em saber que vem alguém de fora falar sobre um tema e que não é só a professora que aborda esse assunto.

Como nasceu o projeto?

Cristiana Garcia [CG] (Coordenadora do Projeto) – Os ODS em Ação são um projeto financiado pelo Instituto Camões. Tivemos conhecimento que ia haver uma linha de financiamento (a primeira vez que esta linha abriu) que pretendia financiar conferências, estudos ou seminários e nós decidimos avançar. Eu assumi a coordenação da candidatura, que foi financiada em 90% pelo Instituto Camões, os restantes 10% são assegurados pela AMI. O projeto arrancou em junho. Estamos neste momento, a preparar os materiais de divulgação que vão ser entregues nas escolas. Estamos também a desenvolver um jogo que pode trazer um pouco mais de dinâmica a estas sessões. A Help Images, uma ONG parceira da AMI neste projeto está a desenvolver um vídeo com o objetivo de divulgar os ODS. Vamos começar muito em breve com as sessões de divulgação nas escolas junto dos professores. Queremos que este projeto chegue a todo o território nacional. 

Esta primeira fase que arrancou em junho decorre até quando?

[CG] – Até outubro. Ainda há hipótese de fazer sessões com professores nesta altura mas queremos começar as sessões com os alunos nesse mês. Já falámos da ideia e do plano para a dinamização das sessões que arrancou em junho com os professores e que culminará depois numa segunda fase com os alunos. Prevemos que o projeto acabe no final do ano letivo 2018/2019.

ods ami

 

Para mais informações envie um email para [email protected]


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>