“Linka-te aos Outros”: 9 anos a incentivar a cidadania jovem

Linka-te aos outros

Foto: Vale Mimos em Movimento”, do Agrupamento de Escolas do Vale da Amoreira (Barreiro)

Lançado em 2010 como um prémio de projetos de voluntariado que ajudassem a melhorar ou a superar problemas detetados por jovens estudantes nas suas comunidades, o “Linka-te aos Outros” dirige-se a estudantes do 7º ao 12º ano de escolaridade e contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas são objetivos que, embora pareçam vagos e difíceis de alcançar, dependem do envolvimento de todos. O seu grande objetivo é ajudar a alterar realidades sociais e, simultaneamente, formar os jovens, no sentido de os alertar para a possibilidade que cada um tem de melhorar a comunidade que os rodeia.

Com pequenos gestos, na escola, na rua, em casa, junto da família, colegas ou amigos, é fácil cada um de nós à sua medida fazer parte da construção de um mundo mais humano. Dos projetos apresentados anualmente, a AMI seleciona os mais consistentes e garante o financiamento de 90% dos mesmos, até um total de €2000.

Em quase dez anos de vida, esta iniciativa já financiou 28 projetos de estudantes num total de €35.770. Os projetos apoiados versaram o apoio a idosos, estudantes e a famílias carenciadas, assim como integração de jovens com deficiência, a sem-abrigo e a jovens institucionalizados, passando pela sensibilização para a prática do voluntariado.

Vencedores do ano letivo 2018/2019

Foram três os projetos apoiados pela AMI na mais recente edição do Linka-te aos Outros:

  • O projeto “Inc-L-Tec”, da Escola Camilo Castelo Branco (V.N. Famalicão), que pretende criar um espaço lúdico para promover a inclusão informática de alunos portadores de incapacidade e deficiência; 
  • O projeto “Cidadania (global) e Desenvolvimento”, promovido pelo Clube Viver a Vida da EB 23 Dr. Horácio Bento de Gouveia que visa promover a educação para a Cidadania;
  • O projeto “Vale Mimos em Movimento”, do Agrupamento de Escolas do Vale da Amoreira (Barreiro), que tem como objetivo a promoção de atividades de voluntariado.