Dia Mundial da Água: Sustentabilidade e Acesso

Aproveitando a celebração do Dia Mundial da Água, agendada para amanhã, dia 22, este ano dedicada ao tema da “Água e a Cidade”, a AMI lança dois alertas e anuncia dois projectos que têm precisamente a água como elemento comum.

Perante o crescimento sem precedentes na história da humanidade da densidade populacional nas cidades de todo o mundo, ao ritmo de dois novos residentes por segundo, torna-se cada vez mais urgente e necessário a adopção de novos comportamentos para utilização mais racional deste bem essencial para a nossa sobrevivência.

Neste sentido, a AMI resolveu tomar como medida concreta a instalação de redutores de caudal de água em todas as suas instalações em Portugal, pretendendo diminuir em mais de 40 por cento o seu consumo. O objectivo desta iniciativa é por um lado, evitar o desperdício, racionalizando o uso deste recurso natural e, por outro, fomentar uma atitude ambientalmente mais responsável na construção de um planeta mais sustentável e equilibrado.

Outra questão essencial, que tem sido uma das preocupações humanitárias da AMI desde sempre, prende-se como o acesso a água potável por parte das populações mais carenciadas e esquecidas do nosso planeta. Cerca de mil milhões de pessoas ainda não tem acesso a água potável e mais de 2.1 mil milhões vivem sem saneamento básico.

Neste contexto, a AMI está a desenvolver nas Filipinas um projecto de abastecimento de água à comunidade rural Damayan, na Província de Zambales, situada na ilha de Luzon, a norte do país. Por apenas 3.650 euros mais de 100 famílias (com quatro a cinco elementos por agregado familiar) irão ter acesso a água potável para consumo e para actividades agrícolas de subsistência. O projecto prevê captação, canalização e a construção de um reservatório de água.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>