“No PLANet B!”

Fundação AMI, Sede (Lisboa)

Como posso ajudar nesta missão?

Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!
Início: Novembro 2017
Fim: Abril 2021
Custo: TOTAL: 4.569.531€ - AMI: 766.297€
Apoios: Financiamento: 90% União Europeia; 10% Instituto Camões, I.P.
Parceiros: AMI (Portugal)
Apel (Roménia)
FAMSI (Espanha)
Finep (Alemanha)
HBAID (Hungria)
punto.sud (Itália)

ODS:

O projeto “There isn´t a PLANet B! Win-win strategies and small actions for big impacts on climate change” pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão crítica dos cidadãos europeus, relativamente ao mundo interdependente do seu papel, responsabilidade e estilos de vida em relação a uma sociedade globalizada.

O que é o “No PLANet B!”

O projeto “No PLANet B!” tem a duração de três anos (2017-2020) e é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa DEAR (Development Education and Awareness Raising) e pelo Instituto Camões I.P. – Instituto da Cooperação e da Língua, no âmbito da linha de Educação para o Desenvolvimento.

Pretende promover o envolvimento de pequenas e médias Organizações da Sociedade Civil (OSC) ativas nas áreas da sensibilização e defesa do ambiente, através de apoio financeiro para a implementação de ações efetivas em benefício dos cidadãos europeus sobre alterações climáticas e vida sustentável (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12 e 13).

A ação é desenvolvida em consórcio, liderada pela Fondazione punto.sud e envolvendo os parceiros de Portugal (AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional), Hungria (Hungarian Bast Aid), Roménia (Asociatia Servicul Apel), Espanha (Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional) e Alemanha (finep akademie e.V.).

As partes terceiras (cerca de 90 OSC) são o grupo alvo direto desta acção que identifica três diferentes incentivos: fundos, conhecimentos e contactos. É desenvolvida em três vertentes:

  • Apoio financeiro
  • Capacitação e partilha de conhecimento
  • Reforço da rede de oportunidades

As pequenas e médias OSC (cerca de 90 no total) são o principal grupo alvo do projeto. Os beneficiários finais são cidadãos europeus mais sensibilizados sobre os impactos globais nas alterações climáticas e a redução das consequências para hemisfério sul em grande escala. Os Governos locais, OSC (e indivíduos) de países terceiros e outras instituições também são considerados beneficiários, uma vez que se espera que alguns contributos tenham impacto positivo sobre eles.

Os projetos apoiados deverão ter impacto a:

Nível local: as partes terceiras irão implementar pequenas ações envolvendo cidadãos e comunidades locais, em cooperação com os municípios e regiões, com o objetivo de mudar o comportamento dos cidadãos e decisores;

Nível nacional: devido ao constante contacto e possível cooperação entre as partes terceiras e os outros parceiros e agentes (stakeholders) do projeto no mesmo país.

Nível pan-europeu: procurando produzir resultados à escala europeia, as partes terceiras e os parceiros do projeto estarão envolvidas em ações coordenadas e uma abordagem coerente.

Principais actividades:

  • Lançamento da campanha de consciencialização de que “Não há um PLANETA B”
  • Apoio financeiro às pequenas e médias OSC dos seis países parceiros
  • Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação comum e criação de uma rede social virtual para promover e partilhar experiências e boas práticas
  • Criação e implementação de um serviço de apoio as OSC selecionadas
  • Definição e implementação de um programa de formação às partes terceiras, em cada país parceiro
  • Organização de conferências/reuniões com as partes terceiras e as autoridades locais em cada país parceiro

 

Quais os projetos financiados pelo “No PLANet B!”?

Conheça em detalhe todos os projetos financiados em https://pt.noplanetb.net/projetos/

 

Seminário 'No PLANet B!' - Um Único Planeta para Todos

Este evento decorreu no dia 29 de janeiro de 2020 e nasceu por iniciativa da AMI, no âmbito das atividades do projeto “There isn’t a PLANet B! – Win-win strategies and small actions for big impacts on climate change”, desenvolvidas em Portugal.

O programa do evento foi constituído por três momentos implementados em diferentes formatos, cujos temas foram os seguintes:

  • Os Efeitos das Alterações Climáticas
  • Seremos suficientemente inteligentes para criar cidades sustentáveis?
  • Consumo Sustentável: Tendência ou Sobrevivência?

A iniciativa incluiu também uma área de exposições que permitiu dar a conhecer as organizações e os projetos financiados pelo “No PLANet B!” em Portugal.

Biografia dos oradores (PDF)

Apoios

Casinhas de Portugal

EPAL

Pousadas da Juventude

Media Partner

TSF

 

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!