“No PLANet B!”

Fundação AMI, Sede (Lisboa)

Como posso ajudar nesta missão?

Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!
Início: Novembro 2017
Fim: Abril 2021
Custo: TOTAL: 4.569.531€ - AMI: 766.297€
Apoios: Financiamento: 90% União Europeia; 10% Instituto Camões, I.P.
Parceiros: AMI (Portugal)
Apel (Roménia)
FAMSI (Espanha)
Finep (Alemanha)
HBAID (Hungria)
punto.sud (Itália)

ODS:

O projeto “There isn´t a PLANet B! Win-win strategies and small actions for big impacts on climate change” pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão crítica dos cidadãos europeus, relativamente ao mundo interdependente do seu papel, responsabilidade e estilos de vida em relação a uma sociedade globalizada.

O que é o “No PLANet B!”

O projeto “No PLANet B!” tem a duração de três anos (2017-2020) e é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa DEAR (Development Education and Awareness Raising) e pelo Instituto Camões I.P. – Instituto da Cooperação e da Língua, no âmbito da linha de Educação para o Desenvolvimento.

Pretende promover o envolvimento de pequenas e médias Organizações da Sociedade Civil (OSC) ativas nas áreas da sensibilização e defesa do ambiente, através de apoio financeiro para a implementação de ações efetivas em benefício dos cidadãos europeus sobre alterações climáticas e vida sustentável (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12 e 13).

A ação é desenvolvida em consórcio, liderada pela Fondazione punto.sud e envolvendo os parceiros de Portugal (AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional), Hungria (Hungarian Bast Aid), Roménia (Asociatia Servicul Apel), Espanha (Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional) e Alemanha (finep akademie e.V.).

As partes terceiras (cerca de 90 OSC) são o grupo alvo direto desta acção que identifica três diferentes incentivos: fundos, conhecimentos e contactos. É desenvolvida em três vertentes:

  • Apoio financeiro
  • Capacitação e partilha de conhecimento
  • Reforço da rede de oportunidades

As pequenas e médias OSC (cerca de 90 no total) são o principal grupo alvo do projeto. Os beneficiários finais são cidadãos europeus mais sensibilizados sobre os impactos globais nas alterações climáticas e a redução das consequências para hemisfério sul em grande escala. Os Governos locais, OSC (e indivíduos) de países terceiros e outras instituições também são considerados beneficiários, uma vez que se espera que alguns contributos tenham impacto positivo sobre eles.

Os projetos apoiados deverão ter impacto a:

Nível local: as partes terceiras irão implementar pequenas ações envolvendo cidadãos e comunidades locais, em cooperação com os municípios e regiões, com o objetivo de mudar o comportamento dos cidadãos e decisores;

Nível nacional: devido ao constante contacto e possível cooperação entre as partes terceiras e os outros parceiros e agentes (stakeholders) do projeto no mesmo país.

Nível pan-europeu: procurando produzir resultados à escala europeia, as partes terceiras e os parceiros do projeto estarão envolvidas em ações coordenadas e uma abordagem coerente.

Principais actividades:

  • Lançamento da campanha de consciencialização de que “Não há um PLANETA B”
  • Apoio financeiro às pequenas e médias OSC dos seis países parceiros
  • Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação comum e criação de uma rede social virtual para promover e partilhar experiências e boas práticas
  • Criação e implementação de um serviço de apoio as OSC selecionadas
  • Definição e implementação de um programa de formação às partes terceiras, em cada país parceiro
  • Organização de conferências/reuniões com as partes terceiras e as autoridades locais em cada país parceiro

No dia 19 de junho de 2024, decorrerá um fórum online direcionado para as Organizações da Sociedade Civil (OSC) portuguesa da área ambiental, que contará com a presença de especialistas da área. Este fórum terá duas finalidades: conhecer as OSC da área do ambiente e auscultá-las sobre as suas necessidades e desafios na implementação dos seus projetos e atividades.

Quais os projetos financiados pelo “No PLANet B!”?

Conheça em detalhe todos os projetos financiados em https://pt.noplanetb.net/projetos/

Seminário 'No PLANet B!' - Um Único Planeta para Todos

Este evento decorreu no dia 29 de janeiro de 2020 e nasceu por iniciativa da AMI, no âmbito das atividades do projeto “There isn’t a PLANet B! – Win-win strategies and small actions for big impacts on climate change”, desenvolvidas em Portugal.

O programa do evento foi constituído por três momentos implementados em diferentes formatos, cujos temas foram os seguintes:

  • Os Efeitos das Alterações Climáticas
  • Seremos suficientemente inteligentes para criar cidades sustentáveis?
  • Consumo Sustentável: Tendência ou Sobrevivência?

A iniciativa incluiu também uma área de exposições que permitiu dar a conhecer as organizações e os projetos financiados pelo “No PLANet B!” em Portugal.

Biografia dos oradores (PDF)

Apoios

Casinhas de Portugal

EPAL

Pousadas da Juventude

Media Partner

TSF

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!