Melhorar a gestão da higiene menstrual nas zonas rurais do Uganda

Uganda

Como posso ajudar nesta missão?

Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!

age · muda · integra


Início: Fevereiro 2018
Fim: Janeiro 2019
Custo: Total: 19 000€; AMI: 15.000€
Parceiros: MCODE : Mission for Community Development


Beneficiários: Diretos: - 1800 raparigas adolescentes em idade escolar; - 1200 rapazes adolescentes em idade escolar; - 120 professoras; - 80 professores. Indiretos: - 1200 mães - 800 pais

ODS:

Projeto de sensibilização e disseminação de soluções sustentáveis para uma melhor gestão da higiene menstrual das jovens adolescentes ugandesas, em idade escolar, quebrando tabus e fomentando a igualdade de oportunidades no acesso à educação para todos os jovens independentemente do género.

De acordo com um estudo levado a cabo pela organização de desenvolvimento Holandesa, Smart Development Works (SVN) cada jovem ugandesa perde, em média, 24 a 40 dias de aulas por ano (dos 220 estimados) devido à falta de conhecimento e meios para lidar com os seus períodos menstruais.

Perante esta realidade, a organização Mission for Community Development (MCODE), em parceria com a AMI, decidiu implementar em três sub-distritos do distrito de Buikwe, no Uganda, o projeto “Breaking the Silence – Improving Menstrual Hygiene Management in rural Uganda”, que tem como principal objetivo contribuir para a igualdade de oportunidades para todos os jovens, independentemente do género. Mais especificamente, este projeto prevê a redução e eventual mitigação dos desafios associados à gestão da higiene menstrual das jovens adolescentes em idade escolar, nas zonas rurais do Uganda.

Para o efeito, são fabricados e distribuídos “kits menstruais” nas escolas do distrito de Buikwe, tornando disponíveis soluções sustentáveis e sensibilizando as jovens adolescentes desta região, para a importância da sua higiene menstrual. Assim, não também desmistificados fenómenos associados à menstruação, de forma a que as jovens não percam dias de escola por estarem menstruadas. Os kits são fabricados por mulheres da comunidade, que tiveram formação para o efeito, e utilizam recursos disponíveis no país.

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!