Projeto de Luta Contra a Insegurança Alimentar (PLCIA)

Senegal

Como posso ajudar nesta missão?

Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!

age · muda · integra


Início: Julho 2017
Fim: Julho 2020
Custo: €30.000
Parceiros: URAPD - Union Régionale des Associations Paysannes de Diourbel
Beneficiários: Diretos: 100 explorações familiares (EF) agrícolas, compostas por homens e mulheres, cerca de 800 pessoas, a uma média de 8 pessoas/EF. Indiretos: - Mulheres transformadoras de cereais: agrupadas em 25 grupos com cerca de 30 mulheres/grupo em média. - A população das três comunidades de Ngoye (45.430), Ndondol (21.968), Ndangalma (32.356). - Os artesãos e operários responsáveis pela construção dos biodigestores.

O projeto pretende melhorar a produtividade das Explorações Familiares de três comunidades do Departamento de Bambey, facilitando o acesso a factores de produção, promovendo práticas agro-ecológicas e a valorização da produção.

O projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria da segurança alimentar de 100 explorações familiares em dezoito aldeias, de três comunidades do departamento de Bambey.

Nesta zona, os solos são pobres e houve um declínio da produção agrícola e da segurança alimentar, contribuindo para o aumento da migração de jovens e mulheres.

O acompanhamento da situação entre 2011 a 2016 permitiu obter dados de tipologia da agricultura familiar na zona:

  • 42% das explorações familiares (EF) estão em situação de insegurança;
  • 56% das explorações familiares estão em situação intermédia;
  • Apenas 2% das explorações familiares estão em situação de segurança.

As famílias vivem, maioritariamente, em situação de insegurança alimentar. A produção não cobre as necessidades alimentares, os rendimentos baixaram e as necessidades de saúde e educação das crianças não são totalmente cobertas.

Com este projeto pretende-se que as explorações familiares, membros da URAPD, tenham acesso aos fatores de produção e implementem práticas agro-ecológicas (biodigestores e fertilizantes orgânicos), e que a produção local seja valorizada e os resultados da mesma sejam seguidos, capitalizados e disseminados.

 

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!