Programa de Educação Alimentar #Agirsemdesperdícioalimentar

Portugal

Como posso ajudar nesta missão?

Donativo
Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!

age · muda · integra


Início: Outubro 2019
Parceiros: Equal Food
Fundação Ageas
Vitamimos
Beneficiários: População apoiada pelos Centros Porta Amiga da AMI de Olaias, Chelas, Almada e Cascais

ODS:

O programa de educação alimentar é o resultado de uma parceria entre a AMI e a Fundação Ageas que tem como missão a promoção de uma alimentação saudável junto da população adulta e sénior dos Centros Porta Amiga da AMI.

O projeto pretende, através da realização de um ciclo de três workshops temáticos, capacitar para a preparação de refeições económicas, saudáveis, completas e sem desperdício; contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares, com impacto positivo na saúde; transmitir princípios básicos de poupança nas compras e gestão do orçamento familiar; sensibilizar para a importância do planeamento das refeições; prevenir o desperdício, promover o reaproveitamento de “restos”; alertar para a importância de conservar corretamente os alimentos; e promover uma alimentação adequada à Diabetes e à Hipertensão Arterial.

Devido à pandemia, de forma a assegurar o bem-estar e a segurança dos participantes, este projeto esteve suspenso durante vários meses, mas em 2021, quando a situação pandémica estabilizou, foi possível retomar e finalizar as sessões em falta.

A 1.ª edição do projeto contou com 30 sessões dinamizadas, 30 horas, 99 participantes, 11 grupos, 25 receitas confecionadas e 99 cabazes alimentares oferecidos.

Durante o ano de 2021 também foi possível implementar um Workshop de Natal nos Centro Porta Amiga das Olaias e Cascais, para um total de 26 participantes.

Em 2022 decorrerá a segunda edição do programa, desta vez, nos Centros Porta Amiga de Coimbra, Gaia e Porto, de setembro a dezembro.

#agirsemdesperdícioalimentar está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. Este programa de educação alimentar contribui para os ODS 1 (erradicar a pobreza), 2 (erradicar a fome) e 17 (parcerias para a implementação dos objetivos).

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!