Peditório Online AMI

Portugal

Como posso ajudar nesta missão?

Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!
Início: Maio 2021
Fim: Maio 2021

ODS:

A AMI realiza o peditório nacional desde 1997, sendo que o valor médio anual angariado de cerca de 106 mil euros permite suportar o custo de aproximadamente 4 meses de funcionamento de um Centro Porta Amiga.

O Peditório que a AMI realiza anualmente é uma das formas de angariação de fundos que, graças à generosidade de todos os doadores e voluntários, permite que os projetos da AMI continuem há já 36 anos, dos quais 25 em Portugal, com mais de 70.000 pessoas apoiadas através de 15 equipamentos e respostas sociais.

São já mais de 82 países do Mundo que contam com a presença humanitária portuguesa, a qual contribuiu para um futuro melhor de milhares de pessoas, através de missões de emergência ou de desenvolvimento.

Este ano, o montante angariado destina-se a financiar projetos da AMI de luta contra a pobreza e exclusão social em Portugal, dando assim resposta aos efeitos colaterais da pandemia e a um consequente agravamento da pressão social, que já se faz sentir no aumento de pedidos de ajuda.

Em mais de 20 anos, esta é a segunda vez que realizamos um peditório exclusivamente online, face às exigências da conjuntura atual e à responsabilidade de nos protegermos mutuamente. Por isso, e sem os nossos habituais voluntários na rua, contamos com o apoio de todos os nossos AMIgos, doadores, voluntários e parceiros, para partilhar, doar e incentivar a participação de todos.

A nossa Missão nunca parou e tem que continuar!

 

Todos os que quiserem ajudar regularmente a AMI, podem contribuir através de:

  • MB WAY
    – Basta escolher no ecrã inicial a opção Ser Solidário e selecionar a AMI
    – Em alternativa pode fazer uma transferência para o nrº 962 777 431
  • Multibanco
    – Basta selecionar Transferências e Débitos Diretos > Ser Solidário > AMI (indicando o valor do donativo)
    – Em alternativa pode fazer um Pagamento de Serviços para a entidade 20909 / referência 909 909 909 (escolhendo a importância com que quer contribuir)
  • Transferência Bancária
    – Conta da AMI Nº 0152 7781 0009 ou IBAN: PT50 0007 0015 0027 7810 00979) do Novo Banco.
  • Cheque
    – Cheque nominal (AMI) diretamente para qualquer uma das direções da AMI ou para AMI-Remessa Livre 25049 1148 Lisboa CODEX (não necessita de selo).

Em alternativa também pode fazer um donativo online:

 

Se pretende apoiar um projeto específico, estas são algumas das nossas necessidades mais urgentes:

Reabilitação do Centro Porta Amiga de Almada

Devido a algumas infiltrações no Centro Porta Amiga de Almada, precisamos de reparar ou colocar portas novas no balneário, pintar o chão do centro, substituir algumas fechaduras, pintar portas, o portão da entrada, a entrada do centro e algumas salas.

Tudo para que possamos acolher com dignidade as pessoas que procuram o nosso apoio.

Desde a sua abertura em 1996, o Centro Porta Amiga de Almada já apoiou 10896 pessoas, das quais 1.676 apenas em 2020. Desde 2003 (ano a partir do qual temos registo de frequência), o CPA Almada tem apoiado em média 1383 pessoas por ano. Ao longo do primeiro trimestre de 2021 o CPA de Almada apoiou 466 pessoas, registando uma média mensal de 354 pessoas, das quais 46 foram apoiadas pela primeira vez.

 

Distribuição de Cabazes Alimentares mensais

A procura dos serviços de distribuição alimentar da AMI aumentou, de modo geral, tendo sido apoiadas no primeiro trimestre de 2021, 3.556 pessoas, mais 888 que no mesmo período em 2020 (um aumento de 33%). O número de refeições servidas (49.319) também aumentou 10% em relação ao 1.º trimestre do ano passado, às quais acrescem 2.250 pequenos-almoços preparados diariamente no Centro Porta Amiga de Almada para pessoas em situação de sem-abrigo alojadas num centro de acolhimento do município.

 

Nova Carrinha para a Equipa de Rua de Lisboa

A carrinha da nossa Equipa de Rua de Lisboa tem vindo a manifestar vários sinais de cansaço devido à idade avançada, pelo que precisamos de a substituir rapidamente.

Em 2020, as Equipas de Rua da AMI, no seu conjunto, acompanharam um total de 272 pessoas em situação de sem-abrigo. Foram atendidas pela primeira vez 118 pessoas (48 pela Equipa de Rua de Lisboa; 70 pela Equipa de Rua de Gaia e Porto).

As Equipas de Rua são uma resposta de intervenção social desenvolvida a partir de dois Centros Porta Amiga (a Equipa de Rua de Lisboa, do Centro Porta Amiga das Olaias, a Equipa de Rua de Gaia e Porto, do Centro Porta Amiga de Gaia) de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população-alvo. Prestam apoio social, psicológico e ainda médico e de enfermagem.

 

Melhorar os balneários do Centro Porta Amiga do Porto

Precisamos de requalificar os 3 balneários do Centro Porta Amiga do Porto, para que as pessoas que os utilizam possam fazê-lo em condições dignas, tal como fazemos nas nossas casas.

Nos primeiros meses de 2021, a utilização dos balneários deste equipamento social foi de 38 banhos em janeiro, 16 em fevereiro e 45 em março, perfazendo uma média de 33 banhos por mês.

O Centro Porta Amiga do Porto, desde a sua abertura, em 1995, já apoiou 18.073 pessoas em situação de pobreza e exclusão social. No primeiro trimestre de 2021 foram apoiadas 1.448 pessoas, das quais 107 procuraram o apoio da AMI pela primeira vez.

 

 

Sendo a AMI uma Instituição de Utilidade Pública e exercendo Atividades de Superior interesse Social, o seu donativo é dedutível nos impostos nos termos do art. 61 das alíneas b) e e) do nº3 e nº4 do art.º 62º (na redação conferida pela lei nº82-B/2014 de 31 de dezembro) e do artº 63º do Decreto-Lei nº215/89, de 21 de junho, alterado e republicado pelo Decreto-lei nº108/2008, de 26 de junho, sendo majorado em 40% e servindo o recibo para efeitos fiscais.

 

Materiais para partilha nas redes sociais

Faça parte desta Missão! Partilhe esta campanha nas suas redes sociais:

Peditório Online AMI – 16:9 (Post)

Peditório Online AMI – 1:1 (Post)

Peditório Online AMI – 9:16 (Stories)

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!