Instalação de um sistema de gás cirúrgico no bloco operatório do Centro Sanitário de St. Paul D’Ampefy-Andasibe – Madagascar

Madagascar

Como posso ajudar nesta missão?

Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!

age · muda


Inicio: Nov, 2016
Fim: Jan, 2018
Custo: €14.657
Parceiros: Change Onlus Madagascar
Beneficiários: Diretos: 2 enfermeiros/técnicos do serviço de cirurgia e cerca de 400 a 500 utentes do bloco. Indiretos: 15.000 habitantes da localidade de Ampefy-Andasibe.

ODS:

Instalação de um sistema de gás cirúrgico no bloco operatório do Centro Sanitário de St. Paul D’Ampefy-Andasibe, em Madagascar.

Na região de Itasy onde se localiza Andasibe-Ampefy, a situação de extrema pobreza adicionada às condições socio ambientais favorece a presença de doenças como a Tuberculose, a Malária, as parasitoses intestinais e de pele, as doenças pulmonares e as doenças gastrointestinais e oculares, entre outras. Verifica-se também na região elevadas taxas de desnutrição infantil, aguda ou crónica.

Aqui, a única unidade de saúde existente foi construída e inaugurada em 2014 pela Change Onlus. Esta inclui um pequeno dispensário-enfermaria construído em 2008 e está equipada com clínicas especializadas (odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia), equipamentos de diagnóstico (radiologia e outros equipamentos especiais), sala de amostragem e um laboratório de testes. Nesta unidade de saúde há uma unidade cirúrgica que abriu em maio de 2015. A unidade de cirurgia está operacional mas, devido a restrições financeiras, estava limitada à pequena cirurgia devido à falta de sistema a aspiração e distribuição de gás cirúrgico, em particular oxigénio e ar comprimido.

O financiamento da AMI ao projeto permitiu equipar o bloco operatório do hospital com um sistema de gaz cirúrgico, estando o serviço de cirurgia totalmente funcional, neste momento.

No âmbito do mesmo, formaram-se dois enfermeiros locais para garantir a correta utilização dos equipamentos.

Desde a instalação do equipamento, já foi possível realizar várias cirurgias oftalmológicas e ainda, diminuir em 30% as mortes e sequelas graves pós-traumáticas devido ao funcionamento adequado do bloco e ao aumento do número de pequenas cirurgias de rotina no hospital.

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!