“Costura ponto com” – inclusão social pela costura

Pretendemos a inserção na vida social e profissional, proporcionando ferramentas que aumentem a empregabilidade, a criação do próprio emprego e meios económicos diferenciados.

costurapontocom_logo_1200x628
Centro Porta Amiga das Olaias, Espaço +Comunidade

Com o objetivo de criar novas e inovadoras respostas à situação de desemprego de longa duração de pessoas em idade ativa e tendo presente que a costura é uma área com cada vez mais saídas profissionais e com uma tendência de expansão paralela à difusão das compras online e em lojas de pronto-a-vestir, a AMI, em parceria com a Rosa&Teixeira, criou o projeto Costura Ponto Com. Aliando competências pessoais e sociais ao desenvolvimento de conhecimentos técnicos e profissionais, juntos pretendemos a inserção na vida social e profissional, proporcionando ferramentas que aumentem a empregabilidade, a criação do próprio emprego e meios económicos diferenciados que se traduzam numa alteração da situação em que se encontram os beneficiários.  

A proximidade dos objetivos do projeto com a realidade da Rosa&Teixeira, faz com que o mesmo contribua ainda para a manutenção de ofícios tradicionais em vias de extinção, tendo por ambição a passagem de testemunho a profissionais habilitados a desenvolver esta profissão. Para tal, antigas costureiras da Rosa&Teixeira contribuem também com o seu saber e mestria através de apoio semanal aos formandos, enriquecendo o projeto com uma vertente de transmissão de conhecimentos adquiridos durante décadas de experiência.

O projecto-piloto que aconteceu em 2018 durante 3 meses, permitiu a 6 formandas acesso a um curso intensivo de iniciação à costura na Companhia das Agulhas, que lhes deu direito a um diploma certificado, bem como a uma série de visitas a potenciais empregadores com diferentes abordagens ao ofício da costura e ainda a uma serie de sessões de formação socio-cultural.

Em 2019 pretendemos dar oportunidade a mais pessoas desempregadas com vontade de trabalhar na área da costura proporcionando uma experiencia e curso semelhante ao que aconteceu em 2018. Para cada projecto Costura Ponto Com com 6 formandas incluindo as sessões de formação, o acompanhamento durante e após a integração no mundo laboral levando as formandas a uma total auto-sustentabilidade são necessários €14.000.

integra


Inicio: Mar, 2018
Fim: Dec, 2019
Custo: €14000
Apoios: Co-iniciativa AMI e Rosa&Teixeira
Parceiros: Formação: Companhia das Agulhas

ODS:

Como posso ajudar nesta missão?

Donativo
Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!

Missões Relacionadas

Conheça outras missões relacionadas com missão actual e saiba como participar e ajudar em cada missão.

costurapontocom_logo_1200x628

“Costura ponto com” – inclusão social pela costura

Pretendemos a inserção na vida social e profissional, proporcionando ferramentas que aumentem a empregabilidade, a criação do próprio emprego e meios económicos diferenciados.

Melhoria dos meios de subsistência e das condições de vida de pessoas com deficiência do Zimbabué

Projeto de capacitação e melhoria das condições sócio-económicas dos agregados familiares de elementos portadores de deficiência, a ser implementado no Zimbabué.

Apoio ao desenvolvimento socioeconomico das populações da aldeia de Gountikoira, na região de Tillabéry, Níger

Criação de um furo, construção uma escola definitiva e compra de terras para fins agrícolas.