Aventura Solidária

Portugal

Como posso ajudar nesta missão?

Donativo
Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!

ODS:

Participar numa Aventura Solidária é ajudar a melhorar a saúde e as condições de vida das comunidades locais, fomentando a ideia de que cada sociedade se pode empenhar no seu próprio desenvolvimento.

A Aventura Solidária é um projeto da AMI que permite a colaboração direta dos participantes na vida das comunidades locais, proporcionando-lhes um futuro melhor. É uma oportunidade para apoiar financeiramente uma causa ou um projeto e assim contribuir de forma significativa para a melhoria das condições de vida de populações mais vulneráveis. É a possibilidade de conhecer a realidade quotidiana de uma zona remota e isolada: a forma como as pessoas vivem, a sua cultura, os seus problemas e trabalhar diretamente nas soluções.

Os principais objetivos da Aventura Solidária são:

  • Financiar projetos de desenvolvimento;
  • Promover a sustentabilidade ambiental;
  • Promover a fixação das populações, melhorando o acesso à saúde, educação/conhecimento e empreendedorismo, para que todos possam viver com dignidade e para que deixar o país de origem seja uma escolha e não uma necessidade;
  • Viajar e estabelecer pontes entre culturas, possibilitando a troca de ideias e conhecimentos, alicerces fundamentais para a paz no Mundo.

As áreas dos projetos desenvolvidos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e abrangem essencialmente: Saúde, Educação, Ambiente e Cidadania.

Datas das viagens em 2022

Em 2022, vamos retomar a Missão Aventura Solidária no Brasil, Guiné-Bissau e Senegal, bem como repetir a iniciativa nos Açores, face ao sucesso da 1ª edição.

As datas previstas para cada um dos destinos são:

Açores

  • 30 de outubro a 05 de novembro 2022
  • 2023 (data a definir em breve)

Projeto a apoiar nos Açores
A Aventura Solidária nos Açores irá apoiar o projeto LIFE [email protected], focado na redução e mitigação do impacte da poluição luminosa nas áreas de Rede Natura 2000 da Macaronésia (LIFE20 NAT/PT/001098).

Este projeto tem como objetivo reduzir a poluição luminosa que afeta as áreas protegidas dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias, e mitigar os seus impactos nas espécies protegidas ao nível da UE. As aves marinhas serão utilizadas como espécies bandeira e indicadoras do impacto da poluição luminosa – uma das ameaças prioritárias para este grupo na Macaronésia.

Ao trabalhar com autoridades locais, pescadores e comunidade para reduzir a poluição luminosa, estaremos também a implementar iluminação mais eficiente, contribuindo para uma melhor gestão de recursos e combatendo as alterações climáticas.

Guiné-Bissau

  • 01 a 10 de dezembro 2022

Projeto a apoiar na Guiné-Bissau
A Aventura Solidária na Guiné-Bissau permitirá apoiar o projeto “Reabilitação do JI/Escola Primária Sérgio Vieira de Melo”.

Brasil

  • 2023 (data a definir em breve)

Projeto a apoiar no Brasil
A Aventura Solidária no Brasil permitirá apoiar o projeto “Marias em Ação: direitos, vivência e dignidade em tempos de Covid-19“, um projeto que visa o fortalecimento do papel de liderança das mulheres da região de Milagres, Ceará.

Senegal

  • 2023 (data a definir em breve)

Projeto a apoiar no Senegal
A Aventura Solidária ao Senegal irá apoiar o projeto de Reabilitação do Centro de Saúde de Mbambey, que prevê a expansão do serviço de obstetrícia do Centro de Saúde de Mbambeye.

Marque já as suas Férias Solidárias

Para mais informações preencha o formulário de contacto, selecionando a opção “Aventura Solidária”, ou envie e-mail para o endereço [email protected]

Para assegurar desde já uma vaga numa das nossas Aventuras Solidárias, preencha por favor o formulário abaixo:

Aventura Solidária

  • 0000-000
  • DD barra MM barra AAAA
  • DD barra MM barra AAAA
  • DD barra MM barra AAAA
    Autorizo a AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional a utilizar a minha imagem proveniente da Aventura Solidária, para todos os fins legais que esta decidir. Declaro ainda ceder à AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional – todos os direitos de utilização da(s) minha(a)s fotografias, para que as mesmas possam ser utilizadas para fins editoriais (imprensa escrita, vídeo ou web, artísticos e de marketing), fins comerciais e exposições da responsabilidade desta Instituição.
    Se não concordar, pode alternativamente enviar um email para [email protected] ou telefonar para o 21 836 2100.
A quem se destina a Aventura Solidária?

Podem participar Particulares, grupos pré-constituídos e empresas.

A Aventura Solidária destina-se a adultos, ou menores a partir dos 16 anos devidamente acompanhados pelos encarregados de educação, desde que reúnam condições de saúde para partir em viagem. Não há idade máxima.

Condições de participação e seleção:

Reunir condições físicas e psicológicas para partir numa viagem de longo curso, não sendo possível receber pessoas portadoras de doenças crónicas (cardíacas, respiratórias e metabólicas), músculo-esqueléticas e reumáticas ou doenças do foro psicológico e psiquiátrico. Predisposição para aceitar novos desafios e capacidade de adaptação a realidades difíceis e muitas vezes inesperadas.

A seleção não depende das competências individuais, já que as tarefas desempenhadas serão as mesmas para os vários participantes. O primeiro critério de seleção baseia-se na ordem de chegada das inscrições.

Quem beneficia da Aventura Solidária?

Cada Aventura Solidária é planeada em parceria com a Organização Não-Governamental local, com o objetivo de concretizar projetos que tenham um impacto positivo e dêem um contributo válido e sustentável ao desenvolvimento da população local.

1º A população local:

  1. a) Criação de empregos contribuindo para a fixação das populações.
  2. b) Melhoria das condições de vida mediante a realização do projeto que servirá a comunidade local diretamente.

2º O Aventureiro

É uma experiência que fomenta o trabalho em equipa, o envolvimento com a comunidade local e o conhecimento de um país e da sua cultura.

3º A AMI 

Constitui mais uma forma de angariação de fundos para concretizar projetos.

Qual o custo de uma Aventura Solidária?

Tratando-se de um projeto desenvolvido em conjunto com Organizações Não Governamentais parceiras que realizam o seu trabalho junto de comunidades desfavorecidas, torna-se necessário um apoio/donativo para a sua concretização.

O valor referente ao financiamento (ao qual corresponderá a emissão de recibo de donativo dedutível nos impostos, majorado em 40%) destina-se à realização do projeto local, no qual os Aventureiros vão participar.

Como é feita a inscrição?

Para cada Aventura Solidária existe um número limitado entre 10 a 14 vagas. Após manifestar o interesse em participar, será efetuada a pré-inscrição de acordo com o destino pretendido. Para garantir efetivamente a inscrição, deverá efetuar o pagamento do valor correspondente ao financiamento, dependendo do destino.

A viagem apenas se realiza com um número mínimo de participantes, pelo que apenas é recomendado a compra do bilhete de avião, depois da confirmação pela AMI.

 

« de 2 »

No início de 2018 o projeto Aventura Solidária conquistou o Prémio Cinco Estrelas para o melhor projeto de Responsabilidade Social. Os resultados obtidos nos testes e estudo de mercado permitem afirmar que a Aventura Solidária é um projeto considerado pelos consumidores como muito bom.

Ser um membro da Aventura Solidária é participar num trabalho que visa melhorar a saúde e as condições de vida das comunidades locais, fomentando a ideia de que cada sociedade se pode empenhar no seu próprio desenvolvimento. Ao executar a tarefa para a qual foi designado, cada aventureiro contribui para promover a sustentabilidade dos projetos desenvolvidos pela sociedade civil local, ajudando, ao mesmo tempo, a criar empregos e fixando populações, evitando assim a migração para os centros urbanos cada vez mais pobres e sobrelotados.

Quando as férias terminam, em vez de mapas, guias turísticos e bilhetes de entrada em monumentos há, para recordar, a memória de ter partilhado a vida de outras gentes, a certeza de que se contribuiu para uma causa maior em prol de quem realmente vai tirar partido dela e a sensação de que se fez algo de único.

 

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!