Como posso ajudar nesta missão?
Participar numa Aventura Solidária é ajudar a melhorar a saúde e as condições de vida das comunidades locais, fomentando a ideia de que cada sociedade se pode empenhar no seu próprio desenvolvimento.
A Aventura Solidária é um projeto da AMI que permite a colaboração direta dos participantes na vida das comunidades locais, proporcionando-lhes um futuro melhor. É uma oportunidade para apoiar financeiramente uma causa ou um projeto e assim contribuir de forma significativa para a melhoria das condições de vida de populações mais vulneráveis. É a possibilidade de conhecer a realidade quotidiana de uma zona remota e isolada: a forma como as pessoas vivem, a sua cultura, os seus problemas e trabalhar diretamente nas soluções.
Os principais objetivos da Aventura Solidária são:
- Financiar projetos de desenvolvimento;
- Promover a sustentabilidade ambiental;
- Promover a fixação das populações, melhorando o acesso à saúde, educação/conhecimento e empreendedorismo, para que todos possam viver com dignidade e para que deixar o país de origem seja uma escolha e não uma necessidade;
- Viajar e estabelecer pontes entre culturas, possibilitando a troca de ideias e conhecimentos, alicerces fundamentais para a paz no Mundo.
As áreas dos projetos desenvolvidos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e abrangem essencialmente: Saúde, Educação, Ambiente e Cidadania.
Datas das viagens em 2024
As datas previstas para cada um dos destinos são:
Açores
Próximas datas:
- 30 de outubro a 5 de novembro de 2024
Projeto a apoiar nos Açores:
- A Aventura Solidária nos Açores irá apoiar o projeto LIFE Natura@Night, focado na redução e mitigação do impacte da poluição luminosa nas áreas de Rede Natura 2000 da Macaronésia (LIFE20 NAT/PT/001098).
- Este projeto tem como objetivo reduzir a poluição luminosa que afeta as áreas protegidas dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias, e mitigar os seus impactos nas espécies protegidas ao nível da UE. As aves marinhas serão utilizadas como espécies bandeira e indicadoras do impacto da poluição luminosa – uma das ameaças prioritárias para este grupo na Macaronésia.
- Ao trabalhar com autoridades locais, pescadores e comunidade para reduzir a poluição luminosa, estaremos também a implementar iluminação mais eficiente, contribuindo para uma melhor gestão de recursos e combatendo as alterações climáticas.
Preço desta Aventura Solidária:
- Preço sob consulta
- Incluído: alojamento, deslocações internas, todas as refeições no âmbito do projeto, seguro, atividades e visitas de lazer, donativo de €150 para o projeto a apoiar.
- Não incluído: viagem de avião e extras de caráter pessoal.
Guiné-Bissau
Próximas datas:
- 26 de novembro de 5 de dezembro de 2024
Projeto a apoiar na Guiné-Bissau:
Preço desta Aventura Solidária:
- Preço sob consulta
- Incluído: alojamento, deslocações internas, todas as refeições no âmbito do projeto, seguro, atividades e visitas de lazer, donativo de €300 para o projeto a apoiar.
- Não incluído: viagem de avião e extras de caráter pessoal.
Senegal
Próximas datas:
- 1 a 10 de novembro de 2024
Projeto a apoiar no Senegal:
- A Aventura Solidária ao Senegal irá apoiar o projeto de Reabilitação do Centro de Saúde de Mbambey, que prevê a expansão do serviço de obstetrícia do Centro de Saúde de Mbambeye.
Preço desta Aventura Solidária:
- Preço sob consulta
Próximas sessões de esclarecimento sobre a Aventura Solidária:
16 de maio às 21h00 (hora de Lisboa)
Link para reunião Zoom
ID da reunião: 835 8726 7569
Senha: mJ79Tc
20 de maio às 21h00 (hora de Lisboa)
Link para reunião Zoom
ID da reunião: 858 9077 7406
Senha: 3zG6gj
4 de junho às 21h00 (hora de Lisboa)
Link para reunião Zoom
ID da reunião: 818 0454 7403
Senha: R5QRKh
No início de 2018 o projeto Aventura Solidária conquistou o Prémio Cinco Estrelas para o melhor projeto de Responsabilidade Social. Os resultados obtidos nos testes e estudo de mercado permitem afirmar que a Aventura Solidária é um projeto considerado pelos consumidores como muito bom.
Ser um membro da Aventura Solidária é participar num trabalho que visa melhorar a saúde e as condições de vida das comunidades locais, fomentando a ideia de que cada sociedade se pode empenhar no seu próprio desenvolvimento. Ao executar a tarefa para a qual foi designado, cada aventureiro contribui para promover a sustentabilidade dos projetos desenvolvidos pela sociedade civil local, ajudando, ao mesmo tempo, a criar empregos e fixando populações, evitando assim a migração para os centros urbanos cada vez mais pobres e sobrelotados.
Quando as férias terminam, em vez de mapas, guias turísticos e bilhetes de entrada em monumentos há, para recordar, a memória de ter partilhado a vida de outras gentes, a certeza de que se contribuiu para uma causa maior em prol de quem realmente vai tirar partido dela e a sensação de que se fez algo de único.