Apoio às comunidades refugiadas e favelas na região costeira de Chattogram, no Bangladesh

Chattogram

Como posso ajudar nesta missão?

Donativo
Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!

age · muda · integra


Início: Julho 2021
Fim: Julho 2022
Custo: €13.100
Parceiros: BISAP
Beneficiários: 8.070 pessoas (3200 homens, 2500 mulheres, 1500 adolescentes, 800 crianças, 70 adultos e crianças com algum tipo de deficiência física.

ODS:

Na sequência do apoio prestado pela AMI à organização Bangladesh Integrated Social Advancement Programme ( BISAP) em 2020, decidimos continuar a colaborar com este parceiro local na implementação de mais uma ação de mitigação do impacto da Covid-19 junto das populações refugiadas (Bihari) e das comunidades de acolhimento da região de Chattogram.

Pretende-se com este projeto proporcionar um apoio de emergência contínuo a estas populações, bem como capacitá-las para minimizar a transmissão da doença e de aumentar a resiliência social, económica e sanitária para enfrentar novos surtos. O projeto inclui também uma componente de igualdade de género, que englobará atividades direcionadas para a redução da violência contra mulheres e crianças vulneráveis, que escalou durante a pandemia da Covid-19.

Pretende-se com este projeto, atingir os seguintes resultados:

  1. Prestar assistência imediata no âmbito da Covid-19 e sensibilizar para questões de saúde, 8.000 pessoas que vivem em 3 campos de refugiados e nas comunidades de acolhimento vizinhas;
  2. Melhorar a saúde e a resiliência social das comunidades;
  3. Aumentar a resiliência económica até 50% para resistir a impactos financeiros causados pela pandemia e futuras crises.

Nos primeiros três meses do projeto, priorizou-se a mobilização e participação comunitária através de sessões de orientação, capacitação e sensibilização das comunidades alvo. Além da realização de atividades de sensibilização para a Covid-19 e de sessões de capacitação em promoção da saúde direcionadas para os beneficiários, foi também estabelecida uma rede de referenciação hospitalar para pessoas afetadas pela Covid-19 e distribuídos 200 equipamentos de proteção individual e kits higiene para as populações mais vulneráveis. No âmbito da saúde mental, foram realizadas sessões de capacitação em saúde mental para líderes comunitários e profissionais dos cuidados de saúde primários. No que concerne o aumento da resiliência financeira, foram realizadas formações técnicas em diferentes atividades geradoras de rendimentos, nomeadamente a costura, o artesanato e a serigrafia, bem como formações em saneamento ambiental e educação para a saúde.

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!