Como posso ajudar nesta missão?
VoluntariadoProporcionar acolhimento temporário a homens sem-abrigo em idade ativa que disponham de condições para a reinserção socioprofissional.
A 10 de novembro de 1997 nasceu o primeiro Abrigo da AMI, localizado na Graça, em Lisboa. Este é um dos 15 equipamentos e respostas sociais disponibilizados pela AMI em Portugal, que proporciona alojamento temporário a pessoas em situação de sem-abrigo, do sexo masculino, em idade ativa e que reúnam condições para a sua reinserção socioprofissional.
Neste equipamento social, os beneficiários podem encontrar diversos serviços que serão úteis na sua reinserção socioprofissional, tais como:
- Acolhimento
- Dormida
- Refeitório (jantar e pequeno-almoço)
- Balneário
- Lavandaria
- Vestiário
- Apoio Social (acompanhamentos, atendimentos e encaminhamentos)
- Apoio Psicológico
- Morada para correspondência
- Ações de Formação/Informação e de Sensibilização
- Dinamização de atividades lúdicas
- Treino de competências pessoais e sociais
- Procura ativa de emprego
Ao longo dos últimos 22 anos, o Abrigo da Graça já deu apoio a 980 pessoas em situação de sem-abrigo, sendo que 57 destas pessoas correspondem ao primeiro semestre de 2019.
Em termos de caracterização dos beneficiários apoiados só no primeiro semestre de 2019, podemos ver que os escalões etários com maior peso se situam entre os 40 e os 59 anos (54,4%) e entre os 21 e os 29 (17,5%).
É possível verificar também que a maioria (68,4%) é natural de Portugal e 31,7% de outros países, sendo que a população imigrante apoiada é maioritariamente oriunda dos PALOP (12,3%), seguindo-se os naturais de outros países (7%) e de outros países africanos (5,3%).
Relativamente às habilitações literárias, estas são baixas, sendo que a maioria dos homens tem o 2º ciclo (24.6%) ou 3º ciclo (22,8%), seguindo-se o ensino secundário (10,5%); cerca de 3,5% são licenciados.