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Job Opportunities 

Here you will find the currently available positions at AMI (description in portuguese language). 

Your application can be made directly to the email indicated at the end of the job description. 

Secretária/o da Administração (m/f)

Perfil pretendido
– 12º ano ou Licenciatura;
– Experiência em funções de secretariado;
– Espírito humanitário e de voluntariado;
– Capacidade de trabalho em equipa;
– Forte capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
– Forte capacidade de organização e gestão de tempo;
– “Multitasking”;
– Domínio de ferramenta do Office (Word, Excel e CRM);
– Conhecimentos do Office 365;
– Conhecimentos de língua inglesa e francesa.

Requisitos preferenciais:
– Experiência de voluntariado.

Tarefas:
– Gestão da agenda da Vice-Presidente da Fundação AMI;
– Coordenação do Projeto “Fundo Universitário AMI” e/ou outros projetos relevantes;
– Articulação entre o Concelho Executivo e os demais departamentos;
– Elaboração e revisão de documentação de apoio às atividades do Conselho Executivo;
– Conceção e formalização de comunicações internas.

Requisitos preferenciais:
– Elegível para a realização de estágio profissional IEFP (https://iefponline.iefp.pt/IEFP/medida/estagioemprego/descEstagiosAtivarPT.jsp)

Condições:
Local: Marvila (em teletrabalho enquanto se mantiver a pandemia).

Processo de seleção:
Os interessados deverão preencher o formulário, ou enviar o CV atualizado para o email [email protected], mencionando no assunto “SA_GP_01_2021”.

Médico/a Obstetra para voluntariado internacional em Madagáscar

Descrição

A AMI é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos. Desde a sua fundação, a 5 de Dezembro de 1984, a AMI assumiu-se como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas de guerra em qualquer parte do Mundo.

O/A candidato/a selecionado/a irá realizar uma missão de voluntariado internacional num projeto apoiado pela AMI em Madagáscar em parceria com a organização local Change Onlus, que gere um Centro de Saúde em Ampefy-Andasibe, Região de Itasy e distrito de Soavinandriana, localizado a 140 Km da capital Antananarivo.

A parceria é gerida pelo Departamento Internacional da Fundação AMI, em Lisboa, que é responsável pela elaboração, implementação e avaliação de projetos na área da saúde em países em desenvolvimento, que envolvem o envio de equipas expatriadas.

É ainda responsável pela seleção, acompanhamento e avaliação de pequenos projetos de organizações locais financiados pela AMI – numa ótica de capacitação – em diversos sectores como saúde, educação, segurança alimentar, associativismo, entre outros. Este programa designa-se por PIPOL – Projetos Internacionais em Parceria com Organizações Locais – e é no âmbito dos PIPOL que se o/a médico/a selecionado/a irá colaborar.

A Change Onlus, por sua vez, é uma organização local de Madagáscar, com quem a AMI mantém uma parceria há vários anos. A organização gere o “Centre Sanitaire St. Paul d’Ampefy-Andasibe” construído em 2014.

O Centro atua em várias áreas de especialidade – medicina dentária, oftalmologia, obstetrícia e pediatria –, sendo que a área de intervenção desta missão será centrada na obstetrícia.

A Change Onlus reportou à AMI a sua necessidade de integrar temporariamente no Serviço de Obstetrícia um/a médico/a obstetra expatriado/a com experiência, com o objetivo de colaborar com o mesmo na melhoria de procedimentos técnicos e na capacitação da equipa local que assegura atualmente o serviço da especialidade.

Projeto

Reforço do serviço de obstetrícia e formação do pessoal ao serviço do Centre Sanitaire St. Paul d’Ampefy-Andasibe (Madagascar).

Objetivos da missão

Devido à presença de várias doenças endémicas na região de Itasy, a Associação pretende assegurar um leque o mais completo possível de serviços sanitários básicos e de urgência, de qualidade, a fim de aumentar o impacto da assistência prestada aos pacientes do Centre Sanitaire St. Paul, situado no município de Ampefy-Andasibe.

No quadro de alargamento e devido à grande vulnerabilidade das futuras mamãs às diferentes patologias da região, a Associação considera que o reforço do serviço de obstetrícia do Centro contribuirá para aumentar o impacto da sua assistência.

Atualmente, as atividades deste serviço são realizadas por três parteiras, que se alternam em turnos de 24 horas. A pediatra ou o médico generalista intervêm quotidianamente nos casos mais críticos e de urgência, sobretudo para tomadas de decisão relativas ao envio de pacientes em trabalho de parto que necessitam de fazer uma cesariana ao hospital regional mais próximo.

No âmbito da assistência fornecida pelo Centro, particularmente do serviço de obstetrícia, a Associação implementou o programa «O percurso da Mulher Grávida», que acompanha desde o início a gestante, o marido e, por vezes a família, até o momento do parto. Neste serviço, o Centro oferece exames médicos e obstétricos, análises de sangue básicas, de três a quatro ecografias no curso de 9 meses, assistência ao parto e um kit de roupas para os primeiros dias do recém-nascido. Para além disso, durante o ano, são ministrados cursos de preparação e educação para o parto e seu acompanhamento, bem como cursos sobre nutrição e prevenção de doenças voltados às gestantes, seus maridos e familiares.

Para fornecer esses serviços nas melhores condições possíveis, o Centro implementou as seguintes estruturas e equipamentos:

• Uma clínica para consultas, equipada com um sistema de ultrassom, uma balança, um esfigmomanómetro, um oxímetro de pulso e diversos materiais ginecológicos;
• Uma sala de trabalho com casa de banho;
• Uma sala de parto equipada com uma cama ginecológica/de parto, luz de operação, um cardio-tocógrafo, oxigénio, um eletrocardiograma (ECG) e um equipamento mínimo de emergência;
• Um berçário com berços térmicos e lâmpada radiante conectado com a sala de parto;
• Um quarto de hospitalização com cinco leitos para monitorar (por pelo menos 24 horas) as puérperas;
• Medicamentos básicos e de emergência.
As beneficiárias do Centro têm sido, maioritariamente, gestantes e gestantes em trabalho de parto sem complicações. No entanto, ultimamente são cada vez mais as mulheres que sofrem de condições clínicas graves chegando ao Centro, geralmente devido a complicações no parto, referenciadas pelos Centros de Saúde Básica que, por sua vez, não estão devidamente equipados e/ou capacitados para tratá-las. Há também casos de gestantes em situação de extrema pobreza, as quais não são capazes de efetivamente arcar com os custos de hospitalização em hospitais regionais. Atualmente, o Centro ainda não possui capacidade nem estrutura para realização de cirurgia cesariana; este serviço adicional, juntamente com a hospitalização, estará disponível somente a partir do final de 2020.

Os objetivos que a Associação Change Onlus visa alcançar com o apoio temporário de um/a médico/a obstetra internacional são educar, formar (teoricamente e in loco/sur les tas) e organizar, de acordo com as mais recentes diretrizes e conhecimento ginecológico-obstétrico, a equipa de três parteiras que atualmente asseguram o serviço, a fim de garantir sua sustentabilidade.

Tarefas do Médico/a Obstetra

Sob a supervisão geral da médica pediatra e/ou do médico generalista, o/a obstetra internacional terá como objetivo geral a melhoria da performance do Serviço de Obstetrícia do Centro, segundo as normas europeias, através da sua intervenção direta e, sobretudo, através da formação constante in loco da equipa local encarregue do serviço de obstetrícia no Centro Sanitaire Saint Paul d’Ampefy-Andasibe.

Mais particularmente, as suas tarefas específicas serão as seguintes:

– Formar a equipa em medidas de urgência e práticas adequadas de gestão para proteger a saúde das mulheres e/ou dos recém-nascidos
– Conceção e implementação de critérios de performance do serviço de obstetrícia
– Elaboração de um protocolo de avaliação do seguimento dos resultados
– Assistência às gestantes durante o trabalho de parto
– Execução e domínio dos partos normais
– Identificação e gestão das gestações de risco
– Oferecer aconselhamento, apoio e assistência às grávidas antes e durante o puerpério
– Promover a saúde das mães e dos bebés
– Participar em intervenções de educação em saúde nos campos sexual e reprodutivo

Terão lugar reuniões regulares com o médico generalista e a pediatra e outras reuniões interdisciplinares durante toda a duração do projeto. Durante esse período, haverá também eventuais trocas de informação com médicos do distrito e outros médicos internacionais em missão pela associação.

Perfil pretendido

Critérios obrigatórios:
– Competências neonatais e ginecológicas
– Experiência, de preferência em estruturas hospitalares, em Sala de Partos ou em Serviço de Obstetrícia
– Competências em aconselhamento socio-sanitário
– Conhecimento de técnicas de primeiros socorros
– Autonomia de tomada de decisão
– Competências organizacionais
– Empatia e espírito colaborativo
– Excelente atitude para formação de pessoal
– Espírito de adaptação em condições difíceis
– Domínio do Francês falado e escrito
– Capacidade de trabalho em ambiente internacional e com equipa local

Critérios preferenciais:
– Experiência de trabalho ou voluntariado em países em desenvolvimento
– Experiência em formação
– Capacidade de trabalho sob pressão
– Domínio do Inglês falado e escrito

Condições

– O local de missão será no Centro de Saúde.
– Horário Full-time, em conformidade com o funcionamento do Serviço de Obstetrícia
– A duração da missão será de 3 meses, com partida prevista para Setembro (data concreta a acordar)
– Será assinado um acordo de voluntariado com a AMI, através do qual será assegurado o pagamento de ajudas de custo e subsídio de alimentação, bem como acionado um seguro de viagens e acidentes pessoais no terreno.
– O alojamento será assegurado pela organização Change Onlus nas instalações do Centro de Saúde. Terá um quarto com cozinha e casa de banho.
– O expatriado poderá optar, a suas expensas, pelo serviço de pequeno-almoço, almoço e jantar, bem como de limpeza do quarto e lavagem de roupas, assegurados pelo parceiro local, pelo valor de 30€ /dia.
– A viagem internacional será assegurada pela AMI.

Processo de seleção

Os candidatos selecionados serão convidados a realizar uma entrevista na sede da AMI.

O/a médico/a selecionado/a não tem que estar desvinculado do Hospital / Centro de Saúde onde trabalha. Poderá ser solicitada uma licença sem vencimento. A licença é pedida pela Fundação AMI, após comunicação pessoal do/a médico/a na estrutura de saúde sobre viabilidade do pedido.

Os candidatos deverão preencher o formulário abaixo, ou enviar o seu Curriculum Vitae e carta de apresentação para:

Departamento Internacional
Coordenadora dos projetos em Madagáscar: Carla Hoyer
[email protected]

 

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