Reciclagem de Radiografias

Portugal

Como posso ajudar nesta missão?

Partilhar:
A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!

age · muda · integra


Custo: Logística e divulgação
Parceiros: ADIFA
Associação de Farmácias de Portugal
Associação Nacional das Farmácias
Câmara Municipal do Funchal
VMLY&R
TNT
Beneficiários: Toda a população em geral, entidades prestadoras de serviço na área da saúde e entidades que pretendam participar nesta iniciativa.

ODS:

Campanha de reciclagem de Radiografias com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico.

Durante a Campanha de Reciclagem de Radiografias, todos podem contribuir deixando as suas radiografias, com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico, nos sacos disponíveis nas farmácias aderentes, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.

Qual o objetivo e como funciona a Campanha de Reciclagem de Radiografias?

A reciclagem das radiografias permite evitar a sua deposição em aterro, minimizando assim a contaminação do ambiente, reduzindo desta forma a sua extração na natureza e as nefastas consequências que este processo tantas vezes tem, quer pela destruição de áreas naturais quer pela exploração das populações locais, muitas vezes em países em desenvolvimento.

Por outro lado, a prata resultante da sua reciclagem tornou-se uma fonte de receitas muito importante para o trabalho social da AMI em Portugal, através dos seus 15 equipamentos e respostas sociais espalhadas de norte a sul do país e ilhas.

Ao participar nesta campanha estará a ajudar a aproximar Portugal dos restantes países europeus em matéria de gestão resíduos, e ajudar a AMI a continuar a sua missão.

Qual é o âmbito do projeto?

Numa primeira fase as radiografias são separadas dos relatórios clínicos, cuja informação confidencial é destruída pela AMI, sendo depois encaminhadas para parceiros recicladores. Do processo de reciclagem deste resíduo obtém-se prata, que é depois vendida no mercado de metais preciosos. O resultado da venda sustenta o processo de recolha e tratamento, funcionando adicionalmente como uma fonte de angariação de fundos para as ações da AMI.

Quais os benefícios da recolha de radiografias?

A recolha de radiografias pela AMI permite a reutilização da prata contida nas radiografias, evitando assim a sua deposição em aterro, ao mesmo tempo que se evita a extração de prata na natureza e as nefastas consequências que a extração de metais preciosos acarreta, quer pela destruição de áreas naturais, quer pela exploração das populações locais. O resultado da venda sustenta ainda o processo de recolha e tratamento, funcionando adicionalmente como uma fonte de angariação de fundos para as ações promovidas pela AMI.

Quantas campanhas existem por ano?

Existe uma campanha anual, com possibilidade de extensão a uma segunda. As datas são atempadamente comunicadas às entidades parceiras e anunciadas posteriormente nos meios de comunicação social e no nosso site.

Onde e quando pode entregar as suas radiografias?

As radiografias poderão ser entregues nas Farmácias aderentes ao projeto durante os períodos de Campanha. Fora do período de Campanha poderá entregar as suas radiografias nas nossas instalações existentes em Portugal Continental e nas Ilhas. Existem ainda Farmácias, Parafarmácias, Centros de Saúde e Hospitais que recebem radiografias ao longo de todo o ano.

É possível entregar radiografias nas farmácias fora do período da campanha?

Fora do período da campanha, poderá dirigir-se a uma farmácia perto de si e questionar se recebe radiografias. Em alternativa, poderá entregar as suas radiografias na sede ou nas delegações da AMI.


O que é necessário para uma farmácia aderir à campanha?

Se a sua instituição ainda não se encontra registada como participante nas campanhas de reciclagem de radiografias, pedimos que preencha o formulário que se encontra abaixo.

Nota: Caso não saiba se a sua instituição se encontra inscrita ou não, envie-nos um email para [email protected]

Campanha de Reciclagem de Radiografias AMI

Formulário de inscrição na Campanha de Reciclagem de Radiografias

  • Indique por favor o seu email profissional.
  • Se não concordar, pode alternativamente enviar um email para [email protected] ou telefonar para o 21 836 2100.
Que farmácias podem participar na recolha de radiografias?

Farmácias, Parafarmácias, Centros de Saúde, Hospitais e outros órgãos de saúde. Caso a sua instituição não pertença a nenhum dos círculos mencionados e tenha interesse em participar, contacte-nos através do endereço de e-mail [email protected] ou pelo número de telefone (+351) 218 362 100.

A minha farmácia participa na campanha. Como se devem acomodar as radiografias?

As radiografias podem ser acomodadas em sacos de cartão produzidos para o efeito e enviados pela AMI ou em caixas de cartão, desde que devidamente reforçadas. Alertamos para a importância da utilização de caixas resistentes para evitar a rotura das mesmas durante o transporte. Os sacos/caixas deverão ser fechados e deverão estar em local acessível ao estafeta.

A minha farmácia participa na Campanha. Como solicitar mais sacos?

Quando a sua farmácia necessitar de mais sacos para radiografias, poderá solicitar-nos gratuitamente os mesmos através do formulário disponível para o efeito (clique nesta ligação para aceder ao formulário).

Nota: Para solicitar o envio de material, a entidade tem de estar inscrita na Campanha de Recolha de Radiografias. Caso não se encontre inscrita, deverá contactar-nos através do e-mail [email protected]

A minha farmácia participa na Campanha. Como se procede à recolha das radiografias?

Quando a farmácia possuir um ou mais sacos cheios de radiografias (até 30 kg por saco), deverá requerer a sua recolha gratuita através do formulário disponível para o efeito (clique nesta ligação para aceder ao formulário).

Nota: Para solicitar a recolha do material, a entidade tem de estar inscrita na Campanha de Recolha de Radiografias. Caso não se encontre inscrita a entidade deverá contactar-nos através do e-mail [email protected]

A minha farmácia participa na Campanha. Que dados conceder aquando da solicitação de recolha de saco(s) cheio(s)?

No ato de solicitação de recolha de saco cheio deverá fornecer os seguintes dados:

  • Denominação Social
  • NIPC
  • E-mail
  • Nº de sacos/nº kg de radiografias (quantidade mínima para solicitar recolha – 1 saco de papel AMI)
A minha farmácia participa na Campanha. Existe algum custo associado à recolha?

Não existe qualquer custo associado à recolha, quer no envio dos sacos, quer na recolha dos mesmos.

Documentação

Guia de Procedimentos para Recolha de Radiografias (PDF)

Conheça outras missões e saiba como participar e ajudar em cada missão!

A sua pequena ajuda será uma grande ajuda para todos. Está ao seu alcance fazer a diferença!