Giving Tuesday

Na época natalícia, para além do acompanhamento social que disponibiliza ao longo de todo o ano, e que requer um diagnóstico rigoroso, um trabalho conjunto com os beneficiários e uma avaliação contínua e adequada à necessidade de cada pessoa e agregado familiar, a AMI procura proporcionar aos beneficiários dos Centros Porta Amiga a possibilidade de viver a quadra festiva, oferecendo-lhes uma ceia de natal completa. Assim, todos os anos, promovemos a Missão Natal, que inclui a distribuição de um cabaz de natal com uma variedade de produtos tradicionais da época às famílias acompanhadas nos diferentes equipamentos sociais.

O movimento solidário Giving Tuesday é uma boa ocasião para constituirmos os Cabazes de Natal necessários para as 1.950 famílias que apoiamos. Um donativo de 20 euros permite, não só, financiar um cabaz de Natal, como o acompanhamento social a uma família.

Contribua para esta Missão através do movimento #GivingTuesday

O que é a terça feira solidária?

O Giving Tuesday é um movimento solidário criado nos Estados Unidos em 2012 que este ano irá decorrer no dia 3 de dezembro, terça feira. Foi criado pela New York’s 92 Street Y, em parceria com a Fundação das Nações Unidas. O que começou por ser uma parceria acabou por se tornar uma organização autónoma, criada pela Leadership Support da Fundação Bill & Melinda Gates e liderada pelo co-fundador e CEO Asha Curran.

Este movimento procura mobilizar milhões de pessoas a apoiarem causa sociais e humanitárias no seio das suas comunidades em diversos pontos do mundo. O dia do Giving Tuesday tem como premissa reforçar a coesão da sociedade civil num sistema de ajuda circular, com o intuito de criar uma plataforma global de pessoas que se dedicam a apoiar causas com as quais se identificam numa onda de generosidade em massa. O Giving Tuesday pretende ser um mecanismo de ação e generosidade coletiva numa era marcada pela crise e desconexão humana.

“Acreditamos no potencial transformativo de um sector social colaborativo e inovador”, pode ser lido no site oficial do movimento.

O Giving Tuesday ocorre atualmente em mais de 70 países no mundo, no Canadá, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Singapura, Austrália e Brasil, entre outros. É possível participar nesta ação global a título individual, mas também por parte de empresas, organizações não governamentais, instituições de ensino, líderes locais, municípios e influencers. A partilha de tempo voluntário, conhecimento e experiência, apoio financeiro a causas sociais, doação de bens e a divulgação desta causa são formas de colaborar com esta ação.

No ano em que o movimento chega, pela primeira vez, a Portugal, a Fundação AMI irá participar com o projeto Cabazes de Natal: Por cada donativo de 20 euros, uma família beneficiária dos Centros Porta Amiga da AMI poderá usufruir de um cabaz de Natal e ainda de acompanhamento social. Faça parte desta missão!

Saiba mais em https://www.givingtuesday.pt/