Campanha Escolar Auchan

A Campanha Escolar Solidária AMI/Auchan pretende dar resposta a uma necessidade transversal às famílias acompanhadas pelos nove Centros Porta Amiga da AMI e 4 núcleos em Portugal continental e nas Ilhas. Esta ação abrange crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

Em 2021, a campanha decorrerá de 16 a 29 de agosto nas lojas Auchan, onde poderá adquirir vales de material escolar e ajudar a rechear uma mochila para distribuir pelas crianças apoiadas pela AMI em Portugal.

Beneficiários da Campanha

Em 2021, a 13.ª Campanha Escolar Solidária AMI/Auchan irá permitir apoiar mais de 3.653 crianças entre os 3 e os 18 anos.

Como participar?

De 16 a 29 de agosto, adquira vales de material escolar nas lojas Auchan e ajude a rechear uma mochila para distribuir pelas crianças de 9 Centros Porta Amiga e 4 núcleos da AMI em todo o país (Continente e Ilhas).

Como funciona a campanha?

Esta iniciativa ocorre em três fases distintas, começando pela recolha de doações nos balcões da Auchan, através da aquisição de vales por parte dos clientes da loja, para serem posteriormente convertidos em material escolar.

Na primeira fase, a recolha de fundos conta com a colaboração dos clientes das lojas Auchan. O valor recolhido é duplicado pela Auchan, que o irá converter em material escolar. Numa segunda fase, o envolvimento de voluntários é o grande propulsor para a organização das mochilas e respetivo material, adequado a cada idade e ano letivo.

Cerca de 150 voluntários são mobilizados anualmente para dinamizar a triagem do material e prestar apoio logístico num espaço do Regimento de Transportes do Exército (que cede as instalações à AMI e apoia no transporte de material escolar para Coimbra e Porto) para que no início do ano letivo já as mochilas estejam na posse das crianças e jovens de todo o país que beneficiam desta campanha.

Campanhas anteriores

Desde a primeira campanha, em 2009, já foram distribuídas 42.726 mochilas, totalizando 1.705 milhões de euros em material escolar doado.

Testemunhos

“Tenho três irmãos e nesse sentido, o apoio escolar foi uma ajuda importante, comprar material escolar para cada um de nós teria sido um grande investimento para os meus pais (…) Este apoio permitiu-me também conhecer um caminho que percebi que queria fazer de futuro no mundo das artes”.

Priyal, beneficiária da campanha

“O apoio escolar deu-me a possibilidade de comprar mais livros escolares ou de leitura de lazer e isso ajudou-me a progredir a nível escolar e também pessoal. (…) “Penso que é importante a AMI dar continuidade a esta campanha, há muitos jovens a precisar de ajuda e atualmente, por exemplo, os manuais escolares continuam a ser bastante caros. Acho que este apoio significa geralmente menos uma despesa e uma preocupação para as famílias.”

Benazir, beneficiária da campanha