Vaga para Coordenador da Área da Saúde na Guiné-Bissau (Quinara)

Partida para o terreno em novembro 2016 Envio de candidaturas para [email protected] OBJETIVOS DO POSTO O Coordenador responsável pela vertente Saúde deve acompanhar e implementar as atividades do projeto de Saúde Comunitária presentemente a ser implementado pela AMI na Região de Quinara, na Guiné-Bissau. Deverá ainda assessorar o Chefe de Missão em todos os âmbitos respeitantes ao sucesso da implementação do projeto e representação da AMI na Guiné-Bissau. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES Coordenação Vertente Saúde:

  • Implementação das atividades;
  • Gestão, Formação e Supervisão da equipa local afecta ao projeto;
  • Compilação, tratamento e análise dos dados estatísticos do projeto;
  • Monitoria e avaliação dos resultados e objectivos do projeto;
  • Elaboração de relatórios mensais e trimestrais de projeto;
  • Apoio na seleção e preparação de equipas locais;

Gestão financeira do projeto; Representação da AMI, juntamente com o chefe de missão (reuniões com entidades sempre que necessário); Apoio no estabelecimento de contactos, elaboração e/ou apresentação de projetos a financiamento; Apoio na elaboração de relatórios e documentos internos destinados à sede da AMI em Lisboa.   Exemplos de algumas atividades a cargo do gestor de projeto:

  • Acompanhamento da promoção das Práticas Familiares Essenciais (PFE) pelos Agentes de Saúde Comunitária (ASC) aos agregados familiares identificados;
  • Acompanhamento da identificação e sinalização das grávidas e crianças com menos de cinco anos de idade;
  • Supervisão do acompanhamento mensal aos ASC;
  • Acompanhamento da realização de entrevistas de satisfação aleatórias a agregados familiares cobertos pela saúde comunitária;
  • Acompanhamento das reuniões mensais de planeamento e operacionalização regional para a saúde comunitária junto da Direção Regional de Saúde;
  • Acompanhamento das reuniões mensais de operacionalização da saúde comunitária com os ASC;
  • Apoio na gestão de incentivos baseados em performance para a promoção das PFE aos ASC;
  • Acompanhamento de Formações realizadas aos ASC;
  • Participação na realização semestral da monitorização descentralizada da cobertura dos serviços dos centros de saúde da região.

PERFIL PRETENDIDO Requisitos obrigatórios:

  • Formação superior na área das ciências sociais ou saúde e/ou experiência profissional na área da Cooperação para o Desenvolvimento;
  • Experiência em projetos de Cooperação para o Desenvolvimento;
  • Experiência de trabalho/voluntariado em países em desenvolvimento;
  • Capacidade de adaptação a contextos isolados e condições adversas;

Requisitos preferenciais:

  • Experiência prévia na Guiné-Bissau;
  • Experiência com projetos na área da saúde materno-infantil;
  • Conhecimentos de gestão financeira;
  • Domínio de ferramentas Office (WordTM; ExcelTM);
  • Experiência na área de formação;
  • Espírito de trabalho em equipa.

CONDIÇÕES

  • Duração: 1 ano, com possibilidade de renovação.
  • Local de trabalho: Guiné-Bissau, região sanitária de Quinara, cidade de Buba (base da missão).
  • Condições oferecidas: Pacote de benefícios tabelado, que inclui mensalmente: ajudas de custo e subsídio de alimentação. É também disponibilizado alojamento e seguro internacional durante todo o período em missão. A Fundação AMI assegura também a viagem de início e fim da missão.

PROCESSO DE SELECÇÃO Os interessados deverão enviar o mais brevemente possível um e-mail de candidatura, anexando o seu currículo vitae e carta de motivação para: Fundação AMI/Ângela Pedroso: [email protected] Os candidatos seleccionados na primeira fase serão convidados a realizar uma entrevista na sede. Por motivos de urgência a vaga será preenchida assim que se encontrar o perfil adequado. Após ser selecionado, o voluntário deverá partir para o terreno o mais rapidamente possível (Novembro de 2016). A AMI só dará resposta às candidaturas pré-selecionadas para entrevista.